segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Seminário Nacional sobre Feminismo e Economia Solidária reúne mulheres no Recife


A cidade do Recife recebe, nos próximos dias 27, 28 e 29 de outubro, discussões sobre Feminismo e Economia Solidária. O primeiro Seminário Nacional sobre o tema vai juntar setenta representantes de organizações feministas, empreendimentos solidários e núcleos de estudos, inseridas nos fóruns estaduais de Economia Solidária e no movimento de mulheres, para promoção de relações econômicas mais democráticas e menos excludentes - e, principalmente, que atuem para a visibilidade das mulheres no processo produtivo e para a valorização do trabalho reprodutivo.
Além do seminário, a data também é ocasião do Encontro do Grupo de Trabalho de Gênero do Fórum Brasileiro de Economia Solidária (FBES). "O GT de Gênero é resultado da reivindicação das mulheres na última plenária do FBES, realizada ano passado, e precisa ser estruturado e fortalecido. Este é o momento de definirmos estratégias e objetivos", conta Graciete Santos, coordenadora geral da Casa da Mulher do Nordeste, organização que está promovendo o Seminário. O GT de Gênero foi criado para impulsionar a participação das mulheres na política de Economia Solidária.
Embora o debate sobre a Economia Solidária tenha tomado impulso, no Brasil, a partir do Fórum Social Mundial de 2001, é pequena a participação efetiva das mulheres nos espaços de discussão a respeito da política - e mesmo na gestão de organizações e empreendimentos solidários. "É necessário repensar a atuação das mulheres na Economia Solidária e como elas podem se valer dessa alternativa em direção à sua autonomia. Não podemos falar em justiça e solidariedade quando a participação de homens e mulheres ainda é tão desigual", afirma Graciete Santos.
O evento acontece no Onda Mar Hotel, em Boa Viagem.
Fonte fórum Brasileiro de economia solidária

Nenhum comentário:

Postar um comentário