sábado, 14 de novembro de 2009

China quer conhecer experiência brasileira no campo


A série de políticas públicas para o meio rural criada pelo governo federal, por meio do Ministério do Desenvolvimento Agrário foi o tema da reunião entre o ministro Guilherme Cassel e o embaixador da China no Brasil, Qiu Xiaoqui, na manhã desta quarta-feira, dia 11.
De acordo com o embaixador, a China possui apenas 8% das terras cultiváveis do planeta mas precisa alimentar 25% da população mundial. Dos 1,3 bilhão de chineses, 800 milhões vivem no meio rural.

“Por isso a questão agrária-agrícola é de fundamental importância para nós”, afirmou Qiu Xiaoqui. Ele explicou que a China está vivendo um processo acelerado de urbanização e a tendência é que os camponeses deixem a terra para morar nos grandes centros urbanos.

Diante desta realidade, a China quer conhecer as experiências brasileiras que estão conseguindo fixar o homem no campo, além de gerar mais renda para essa população.

Cassel contou ao embaixador que o governo federal desenvolveu políticas públicas que dão apoio e segurança para quem trabalha na terra.
Cassel disse ao embaixador que o MDA tem maior interesse em trocar experiência com o governo chinês e colocou a equipe do ministério a disposição para iniciar o diálogo para aprofundar a discussão bilateral entre os dois países.
Foto: Neldo Cantanti

Fonte: Comunicação do Ministério do Desenvolvimento Agrário

Nenhum comentário:

Postar um comentário