quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Centro Ecológico destaca cultivo do açaí da Mata Atlântica no aniversário de Mampituba (RS)

Oito meses depois de estruturar um Núcleo de Apoio à Agricultura Familiar e Ecológica em Mampituba, Litoral Norte do RS, juntamente com o Movimento dos Pequenos Agricultores e com apoio da Prefeitura Municipal, o Centro Ecológico participou da Festa da Natureza, em comemoração ao aniversário de emancipação do município.
No dia 29, os Quintais Agroflorestais foram o tema da palestra do técnico agrícola Cristiano Motter destacando a importância deste tipo de horta na gestão dos resíduos orgânicos das propriedades e para a soberania alimentar das famílias.
Nos demais dias até 1º de novembro, o Centro disponibilizou em seu estande materiais informativos sobre alimentação, biodiversidade e novas tecnologias . Os visitantes também podiam experimentar o suco do açaí da palmeira juçara, levar sementes para plantar e ver a despolpadeira utilizada no processamento dos frutos.
Há mais de uma década que os agricultores assessorados pelo Centro Ecológico vêm combinando o cultivo da Euterpe edulis com banana em sistemas agroflorestais, de modo a preservar o que resta da Mata Atlântica e recuperar espécies ameaçadas, como a própria palmeira juçara, que além de tudo é fundamental para a floresta. Como os frutos são por demais nutritivos e sua produção é cem por cento sustentável, o suco da polpa já faz parte da merenda escolar de três escolas da rede pública municipal da vizinha Três Cachoeiras.
Em Mampituba, através de um projeto apoiado pela Heifer Internacional, foram realizadas diversas oficinas para que cada vez mais famílias agricultoras possam ampliar suas possibilidades de renda através do cultivo e processamento do açaí da Mata Atlântica.
Fonte: Centro Ecológico - Assessoria e Formação em Agricultura Ecológica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário