terça-feira, 27 de outubro de 2009

COOPAL - Cooperativa de Pequenos Agricultores Produtores de Leite da Região Sul

Canguçu, localizado a 60 km da cidade de Pelotas/RS, tem o maior número de minifúndios da América Latina e um órgão de extensão rural sem condições de atender a todos. O município tem como principais atividades primárias à produção de feijão, milho, batata doce, cebola e pêssego. Além disso, possui o maior plantel de vacas ordenhadas (16.499 vacas/ano) dos municípios que compõem a zona sul do Rio Grande do Sul com a segunda maior produção de leite (24.314 mil litros/ano) (UCPEL, 2001).
No que se refere à produção de leite um dos principais problemas dos produtores é a escala de produção. Aliás, foi este aspecto que motivou, em parte, a fundação da COOPAL - Cooperativa de Pequenos Agricultores Produtores de Leite da Região Sul, em 14 de maio de 1999 no município de Canguçu. Na verdade, a COOPAL formou-se a partir da desfiliação de um grupo de produtores de uma grande cooperativa de beneficiamento de laticínios, a COSULATI - Cooperativa Sulriograndense de Laticínios LTDA. Esta desfiliação decorreu em função de uma combinação de diversos fatores: a pequena escala individual dos produtores, a dificuldade de acesso às propriedades e o custo de transporte. Muitos outros produtores desfiliaram-se voluntariamente e uniram-se para fundar a COOPAL.
Atualmente, a COOPAL recolhe e resfria o leite e entrega parte da produção “in natura” (aproximadamente 70%) para uma outra empresa de processamento da região. Portanto, a cooperação entre eles nasce de uma necessidade para superar os problemas de comercialização. A outra parte da produção (aproximadamente 30%) é processada em uma micro-usina de terceiros e comercializada localmente. Os planos da cooperativa prevêem o processamento de 100% da produção dos associados, tendo em vista o sucesso obtido e o correspondente crescimento da oferta de leite. De fato, inicialmente eram pouco mais de 200 associados, com uma produção de 900 litros/dia. Hoje, já são 620 associados com um pico de produção de 13.000 a 14.000 litros/dia.

Um comentário:

  1. VENDO:
    Aeronave agrícola experimental Curiango (nova) - pronta entrega
    Com todos os itens de uma aeronave certificada.
    Descrição:
    Motor Lycoming IO-540K - 300HP
    Peso vazio: 1.100 kg
    Peso máximo de decolagem: 1.800 kg
    Capacidade do Hopper: 1100 litros
    Capacidade máxima de combustível: 280 l
    Envergadura: 13m
    Comprimento: 8,34m
    Velocidade de cruzeiro: 105 mph
    Máxima velocidade: 120 mph
    Velocidade de stall (estol): 51 mph
    VNE: 140 mph
    Ar condicionado de série

    Preço: R$ 560.000,00
    Possibilidade de financiamento pelo Cartão BNDES

    Acesse: www.planair.com.br

    Contato: Claudio Rio - 31 91665307 (TIM)
    Representante comercial IPE / Planair

    ResponderExcluir