quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Filme sobre a vida de Lula estreia sem a presença do presidente, mas com aplausos


Lula, o filho do Brasil é um filme biográfico baseado na trajetória do atual presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva
O filme de Fábio Barreto conta a história da vida do presidente Lula até a morte de sua mãe, Dona Lindu, quando Lula já era líder sindical. Para alguns, o corte antes da chegada à Presidência da República reduziu o "peso político" da história.
"O corte que foi dado no final despolitizou o filme", disse o deputado federal Flávio Dino (PCdoB-MA).
"É mais a história da mãe do Lula do que do Lula. Uma mulher batalhadora, que venceu as dificuldades", avaliou o presidente nacional do PT, Ricardo Berzoini.
Além de parlamentares da base aliada, ministros e ex-ministros, o elenco do filme, que tem Glória Pires no papel da mãe do presidente, acompanhou a sessão. Convidados, incluindo vários funcionários do Palácio do Planalto, também foram prestigiar o evento.
A estreia nacional do filme está marcada para 1º de janeiro. Até lá, contudo, sessões especiais para convidados devem ser realizadas em cidades como São Bernardo do Campo (SP), onde Lula despontou como líder sindical, e Recife, no Estado natal de Lula.
O ministro Paulo Bernardo (Planejamento, Orçamento e Gestão) disse que o presidente deverá assistir ao filme em uma sessão reservada a familiares.


Já o presidente da CUT (Central Única dos Trabalhadores), Arthur Henrique, anunciou que uma sessão a preços populares está sendo organizada por diversas centrais sindicais. A apresentação está prevista para ocorrer no início de dezembro e o ingresso deverá ser vendido a R$ 5.
A apresentação da noite desta terça teve também protestos de manifestantes contra a extradição do italiano Cesare Battisti. O julgamento do pedido de extradição deverá ser concluído pelo STF (Supremo Tribunal Federal) nesta quarta.
"Lula, o filho do Brasil foi o filme de abertura" da 42ª edição do Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, mas não participará da mostra competitiva.
Assista o Trailer: Lula, o filho do Brasil (Trailer Oficial) http://www.youtube.com

Fonte: http://noticias.uol.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário