quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Notícias


Em busca da produção sustentável

E a pesquisa para o aprimoramento da uva e do vinho brasileiro ganhou uma nova frente. Nos próximos três anos a Universidade de Caxias do Sul (UCS), financiada pela Secretaria de Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul receberá cerca de R$ 200 mil para desenvolver o projeto de Qualificação da Vitivinicultura para a Região Serrana no RS.
A pesquisa terá dois objetivos principais: identificar populações de leveduras nativas e o seu melhoramento e também determinar a diversidade da fauna de insetos da região, dos microrganismos responsáveis pela decomposição da matéria orgânica e da contaminação do solo, tanto em sistemas de produção convencional quanto em agroecológicos.
Nove pesquisadores estarão sob a coordenação do professor Dr. Sergio Echeverrigaray e essas metas foram subdivididas na busca pela biodiversidade e melhoramento genético de leveduras enológicas para a qualificação da produção de vinhos Cabernet Sauvignon, e os bioindicadores para qualificação da viticultura na região.
O projeto ainda terá como parceiros o Laboratório de Referência em Enologia da Secretaria de Agricultura e Abastecimento (Laren) e o Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), além das vinícolas Miolo, Giacomin, Don Afonso e Vinhos Finos Juan Carrau.
Segundo Echeverrigaray, o resultado do trabalho busca o desenvolvimento de leveduras nativas e leveduras melhoradas para a vinificação em tinto. Isso, no sentido de qualificar a produção sustentável de uvas para a vinificação e produção de sucos e o desenvolvimento de métodos de condução. "Isso vai contribuir para adequar a produção de uvas e seus derivados às exigências internacionais, impulsionando a competitividade e uma maior entrada no mercado", avalia o professor. Mais informações pelo site: www.clicrbs.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário