quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Notícia


Artesanato local é destaque na Expointer

As cooperativas de artesanato têm sido destaque durante a 32ª edição da Expointer, em Esteio. As ações, impulsionadas pelo Sebrae/RS, oportuniza a venda e a exposição de trabalhos confeccionados por artesãos de diversas regiões do Estado, mostrando um novo lado de resgatar as tradições gaúchas, ressaltadas durante a Expointer. Ao todo, nove grupos vão expor seus trabalhos, os quais se diferem em técnicas e materiais, mas com uma característica em comum: a busca da inspiração em suas próprias origens. A Expointer se estende até o dia 6 de setembro no Parque Assis Brasil.
O Sebrae/RS impulsiona o trabalho das cooperativas de artesanato criadas em diversas partes do Rio Grande do Sul. Segundo a gestora estadual de Artesanato e Cultura da instituição, Vânia Fernandes, a parceria proporcionou a organização dos grupos através de consultoria em gestão, desenvolvimento de novos produtos, planejamento estratégico, identidade visual e acesso ao mercado.
A exposição no estande do Sebrae/RS na feira de agropecuária levará ao público mais de 200 artigos diferentes, entre acessórios de moda e objetos de decoração produzidos por 600 artesãos das cooperativas Bichos do Mar de Dentro, Mão Gaúcha, Canoa, Lã Pura, Favos do Sul e Coama, além das estreantes Araucária, Artesania e Ladrilã. Cada um procura, no ineditismo de material e técnica, inovação para conquistar novos clientes. Trabalho em peças de cerâmica, velas, roupas feitas com a lã de ovelha, objetos de decoração inspirados nos ladrilhos produzidos em Pelotas e até mesmo acessórios criados a partir da crina de cavalo prometem chamar a atenção dos visitantes.
Este será o único espaço de comercialização no ponto. No ano anterior, a promoção especial dos projetos de artesanato obteve renda superior a R$ 17,3 mil. Vânia destaca que a participação dos grupos na Expointer é tradicional, portanto existe um público fiel que espera pelo evento sabendo que irá encontrá-los todos os anos.
http://www.jornalagora.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário