domingo, 27 de setembro de 2009

Intecoop/UCPel participa da fundação da Associação Bem da Terra


Junte uma porção de produtos variados. Queijos, hortifrutigranjeiros, artesanato e geleias. Coloque uma pitada de união, tempere com solidariedade e trabalho duro. O resultado é uma parceria que busca o comércio justo e solidário. Assim se constitui a Associação Bem da Terra, entidade fundada na tarde do dia 25, na Universidade Católica de Pelotas (UCPel). São cerca de 20 empreendimentos solidários que se uniram e, com o apoio da Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares (Intecoop) da Católica, fundaram o grupo.

Com a união, os empreendedores pretendem, como principal estratégia, providenciar um local para a comercialização de seus produtos. “É um tipo de venda diferente. Queremos dar visibilidade a produtos que não têm espaço no ‘mercado formal’”, explicou a integrante do grupo Reabilitação Trabalho e Arte (Retrate), Marisa Gigante.

De acordo com o professor da Intecoop, Antônio Cruz, o objetivo da Associação é garantir interação entre os empreendimentos. “A ideia é que produtos sustentáveis, saudáveis e solidários possam estar disponíveis para a população de Pelotas e região”, salientou.

A expectativa dos grupos é grande. “Em tudo o que se tem, no que se vai fazer, quando existe mais de uma pessoa se consegue chegar mais longe”, pontuou Nino Schiavon, da Associação Regional de Produtores Agroecologistas da Região Sul (ARPASUL). O colega da União das Associações Comunitárias do Interior de Canguçu (UNAIC), André dos Santos, concorda. “A força desse momento representa a união da agricultura familiar e do empreendimento urbano, que movem a sociedade, mas muitas vezes ficam excluídos”, afirmou.

O reitor da Católica, professor Alencar Mello Proença, esteve presente na cerimônia. “Para nós da UCPel é importantíssimo ter manifestado apoio a esse trabalho, por entender que, por um lado, tem a linha cristã de apoio entre as pessoas, e por outro lado demonstra que a Universidade não pode limitar-se ao trabalho de sala de aula e pesquisa. Precisa ter a capacidade de se articular com a sociedade. Quando a Universidade sai do seu ‘pedestal’ acadêmico e desce para a vida com capacidade de identificar-se com esses grupos, faz o seu papel”, destacou.

Construção
O apoio da Intecoop/UCPel nesse projeto envolve, também, a atuação de alunos dos cursos de Administração, Direito, Ciências Contábeis e Serviço Social. O aluno do 5º semestre de Administração, Fabrício Ishizaka, participa das atividades da Associação. Além da vivência nos grupos, o estudante oferece opiniões técnicas e pessoais, e também pesquisa sobre as necessidades dos empreendimentos. “O modelo que se quer criar é diferente, e precisamos estudar as bases teóricas para colaborar. Não há respostas prontas para os problemas”, explicou.

Conheça a Associação
Participam da Associação Bem da Terra os grupos: Associação Regional de Produtores Agroecologistas da Região Sul (ARPASUL); Cooperativa de Apicultores de Canguçu (COOMELCA); Cooperativa dos Pequenos Agricultores Produtores de Leite da Região Sul (COOPAL); Cooperativa Regional de Economia Solidária do Sul (COOPRESSUL); Cooperativa Sul-Ecológica de Agricultores Familiares; Cooperativa de Consumo, Trabalho e Produção Teia Ecológica; União das Associações Comunitárias do Interior de Canguçu (UNAIC); Grupo Esperança; Grupo Reabilitação Trabalho e Arte (Retrate); Grupo Terra Florida e Grupo Mãe Natureza. Também como fundadores, participaram a Universidade Católica de Pelotas, o Fórum Microrregional de Economia Popular Solidária e a Associação Cultural Rádio Comunidade de Pelotas.

Os empreendimentos produzem hortifrutigranjeiros agroecológicos, leite integral e bebidas lácteas, queijos, pescados, sucos, geleias, mel, arroz, feijão, farinhas, pães e massas, artigos de bazar e artesanato, flores e plantas ornamentais, lanches e refeições balanceadas e mais uma grande variedade de produtos e serviços saudáveis, sustentáveis e solidários, que estarão, em breve, próximo do público consumidor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário