quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Entrevista da semana

A entrevista da semana foi realizada com Cecília, Rafael e Bruno, que estavam representando o grupo produtores de queijos, Mãe Natureza. O grupo fica localizado no Assentamento Nossa Senhora da Glória.
O Assentamento existe já há 11 anos e para Rafael estudante de agronomia da UFPel, a distância é maior problema para o escoamento dos produtos. Segundo ele já foram feitas várias discussões e cursos para que o grupo se atualize e tenha a perspectiva de expandir os negócios. Para que se legalize a indústria de queijo, foram realizados alguns cursos como: produção de pastagem, controle de leite e saneamento. O processo de legalização ainda está em tramitação.
Para a francesa Cecília, técnica agrícola do grupo, as famílias já eram organizadas devido o histórico de organização do movimento, isso facilitou a união entre eles, que conta com aproximadamente 18 pessoas, e agora passa por um momento de processo de incorporar novos companheiros. Cecília ressaltou a importância da parceria com a INTECOOP – UCPEL, que está auxiliando o grupo na parte técnica, jurídica e também na troca de conhecimentos.
Ela ainda deu números a o problema levantado por Rafael, como por exemplo, o problema da rota do leite até Pelotas é de 650 km. E ainda não existem no Assentamento serviços públicos, dificultando a comunicação e a legalização da queijaria.
Ainda tivemos a presença de Bruno (Francês estudante de Ciências Sociais na Universidade Pública da França) que está no Brasil em um intercambio junto ao grupo, que deu seu relato do que está vivenciando.

Nenhum comentário:

Postar um comentário