quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Notícia



Yeda sanciona lei que inclui suco de uva na alimentação
Escolar

Governadora quer aproveitar a posição do RS, que é o maior produtor da fruta no País.
Porto Alegre - A produção de uva vai aumentar no Rio Grande do Sul, assim como a saúde das crianças gaúchas em idade escolar. Esse é o resultado projetado a partir da sanção da governadora Yeda Crusius, nesta terça-feira (8), ao projeto de lei que prevê a inclusão do suco uva na merenda escolar na rede pública estadual. A nova legislação trará benefícios diretos à nutrição infantil, já que o produto é considerado um dos alimentos mais completos, atrás apenas do leite materno. Com o incremento do setor vitícola, também favorecerá a economia gaúcha, gerando emprego, renda e arrecadação.
"Estou muito feliz de promulgar essa lei, que é positiva em todos os sentidos: para a economia, para a educação, para a saúde e para ao respeito que se deve à Assembléia quando mostra iniciativas que resultem em maior qualidade de vida da população", comemorou a governadora Yeda Crusius.
O Rio Grande do Sul é o maior produtor de uva do País. Em 2008, fabricou cerca de 43 milhões de litros em 2008. Com a promulgação da lei, de autoria do deputado José Sperotto, estima-se que 23 milhões de litros sejam consumidos pelo contingente de 1,2 milhão de alunos da rede estadual de ensino. Conforme o deputado, além da importância nutricional, reduzindo posteriormente a necessidade de atendimento na rede pública de saúde, a lei beneficiará pequenos, médios e grandes produtores, contribuindo também para o combate ao êxodo rural no Estado.
"Quem já não produz vai voltar a plantar e que já planta vai produzir mais. Pequenos agricultores poderão se unir em cooperativas, e o jovem que pretende deixar o campo ganha novas perspectivas para começar sua produção", afirma Sperotto, informando que o plantio de uva não está mais restrito à região da Serra, verificando-se também em municípios como Livramento, Candiota, Piratini, Encruzilhada do Sul, Barra do Ribeiro e Cacique Double.

Outro benefício da lei está no fato de que o Rio Grande do Sul poderá fornecer uva e seu suco para outras regiões do país devido à nova legislação federal em vigor, que proíbe a oferta de refrigerantes e refrescos em pó na alimentação escolar, além de obrigar a participação, nas compras de produtos, de no mínimo 30% da agricultura familiar.

http://www.diariodecanoas.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário