quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Manifesto em defesa da democracia e do MST

A solidariedade de artistas, intelectuais, parlamentares e entidades, nacionais e internacionais, contra a mais recente tentativa criminalização do MST e em apoio à Reforma Agrária, já se converteu em mais de mil adesões ao Manifesto em defesa da democracia e do MST , divulgado na segunda-feira.
Entre os estrangeiros que até agora assinaram o manifesto de apoio ao Movimento, estão personalidades como Michael Löwy, cientista social brasileiro radicado na França, onde leciona na Escola de Altos Estudos em Ciências Sociais da Universidade de Paris, e Marta Harnecker, escritora chilena.
A sambista Beth Carvalho e o ator Chico Diaz também subscreveram o texto, representando a classe artística. Do meio acadêmico, Maria Victoria Benevides, professora da Faculdade de Educação da USP, e Dermeval Saviani, da Unicamp, já se posicionaram ao lado dos Sem Terra brasileiros.
Entidades da sociedade civil também se mostraram contrários à ofensiva dos setores mais conservadores da sociedade e em favor do cumprimento das normas constitucionais que definem as terras destinadas à Reforma Agrária. Entre elas, o Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas (Ibase), a Cese (Coordenadoria Ecumênica de Serviço) e as federações de petroleiros.
Os deputados federais Dr. Rosinha (PT/SP), Chico Alencar (PSOL/RJ) e o prefeito de Nova Iguaçu, Lindberg Farias (PT/RJ), firmaram seu compromisso com a democracia e a luta pela terra nesta terça-feira (22/9).
O “Manifesto em defesa da democracia e do MST” pode ser assinado em www.petitiononline.com/manifmst/petition.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário