quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Texto do SEBRAE sobre COOPERATIVISMO

O presente fascículo faz parte da série Cultura da Cooperação e tem por objetivo oferecer informações sobre uma das formas mais procuradas de associação no momento: as Cooperativas.

Ele foi organizado a partir das sugestões que os técnicos do SEBRAE que lidam diariamente com essas demandas nos encaminharam e busca responder as principais questões apontadas.

Escrito de modo a permitir uma consulta objetiva e respostas simples para as perguntas mais comuns, trás também, comentários sobre a experiência que o próprio SEBRAE acumulou fomentando cooperativas no estado.

Este fascículo não tem a pretensão de ser um compêndio sobre o assunto nem de se aprofundar sobre o mesmo. Ele pretende ser uma ferramenta eficaz para apoiar o trabalho dos técnicos do SEBRAE no atendimento inicial para esse tipo de demanda, oferecendo alternativas para que os interessados possam buscar informações mais detalhadas sobre o tema.

Como ferramenta de trabalho ele não está fechado e essa, esperamos, será uma de suas principais características. Aguardamos sugestões para aprimorá-lo e estaremos atentos as constantes alterações que a legislação do setor sofre e aos avanços do próprio cooperativismo. Sendo assim esteja à vontade para nos encaminhar seus comentários sobre o mesmo.

A série Cultura da Cooperação abordará as várias formas que a cooperação organizada assume em nosso país. Você contará com os fascículos sobre associações, ong’s, oscip’s, centrais de compra, empresa de participação comunitária, fundações e outros. O objetivo da série é possibilitar a você que trabalha na ponta de atendimento do Sebrae-MG, um ferramental básico que lhe permita atender de forma rápida e segura, as várias demandas que recebe sobre os temas acima.

Agradecemos as contribuições que nos foram enviadas e esperamos que esta ferramenta possa efetivamente contribuir com o seu trabalho.

Use e abuse! Sucesso no seu dia a dia!


Equipe da prioridade Cultura da Cooperação

5. C O N S I D E R A Ç Õ E S I M P O R T A N T E S P A R A
O S E U T R A B A L H O


Existe uma crescente demanda pela organização de cooperativas, principalmente as de trabalho e de crédito. Abaixo transcrevemos algumas questões que tem sido recorrentes na formação de cooperativas e que podem auxilia-lo(a) no apoio à essas demandas:

5.1 – COMO ORGANIZAR UMA COOPERATIVA?

Acesse todo texto em: http://www.sebraemg.com.br/culturadacooperacao/cooperativismo/consideracoes.htm

2 comentários:

  1. Legal o blog cara! Trampo numa rádio livre com a proposta de economia solidaria, discutimos sobre o assunto e sempre levantamos essa discussão, chega de forma de trabalho que explora o ser humano. Parabéns pelo BLog. Oblog da rádio é este se quiser dar uma olhada. Estarei repostando um texto daqui lá,blz, coloco a citação de seu BLOg. http://radiodajuventude.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  2. Ola Nicolau!
    Valeu pelo reconhecimento do trabalho, então tu sabe como é difícil conseguir a divulgação desse tema, sendo que trabalhos com ele.
    Tu sabes que nós também temos o programa em uma rádio comunitária aqui em Pelotas, a RádioCom 14.5 FM; WWW.radiocom.org.br, da para escutar ao vivo pela internet.
    Vamos trocando figurinhas e faremos esse link é muito importante ter essa rede de informações.
    Estamos à disposição!
    Grande abraço
    Carlos Alves

    ResponderExcluir