segunda-feira, 2 de agosto de 2010

'Cooperativismo e Arte nos Parques de BH' comemora Dia Internacional do Cooperativismo

Para quem acha que cooperativismo não é arte ai está.

Com muita brincadeira, diversão e participação do público, o espetáculo “Idem ti tá”, do grupo Palhaços em Cena, abriu mais uma edição do Projeto Cooperativismo e Arte nos Parques de BH, na tarde do último sábado (24/07), na Praça da Liberdade, um dos mais belos pontos turísticos da capital mineira.

A peça teatral abordou questões referentes ao relacionamento entre homens e mulheres, em homenagem à reflexão proposta pela Aliança Cooperativa Internacional (ACI), em 2010, sobre os desafios para o fortalecimento da mulher no universo cooperativista.

Durante o evento, o Conselheiro do Sistema Ocemg/Sescoop-MG, Geraldo Magela da Silva, destacou a importância da mulher no segmento, uma vez que essa participação, enquanto cooperadas e dirigentes, ainda é muito pequena. Segundo ele, “o encorajamento, o apoio, o incentivo para que a mulher participe, cada vez mais, nesse segmento vai nos possibilitar uma qualificação do cooperativismo, em função da maneira de encarar os desafios. Assim, a sociedade terá uma visão mais plural e equilibrada”.

Essa edição do projeto comemorou o Dia Internacional do Cooperativismo, estabelecido pela Aliança Cooperativa Internacional (ACI). A data foi instituída em 1923, durante o Congresso Mundial de Cooperativismo, ocorrido em Paris. A data é celebrada em todo o mundo, sempre no primeiro sábado de julho. O presidente do Sistema Ocemg/Sescoop-MG, Ronaldo Scucato, ressaltou o bom momento do cooperativismo e os avanços alcançados nos últimos anos, em seus diversos ramos. “Estamos contentes com o desempenho do cooperativismo e da Ocemg, com a representação política e sindical, e do Sescoop, com a parte de capacitação, treinamento, reciclagem e promoção social. Temos desenvolvido um excelente trabalho, reconhecido pela sociedade. E, através de projetos como o “Cooperativismo e Arte nos Parques”, demonstramos para a sociedade tudo aquilo que o segmento é capaz de fazer para o bem-estar, a qualidade de vida e para a melhoria do país”, concluiu Scucato.

Participação

No início da noite, a Praça foi invadida pela música contagiante da Orquestra Musiart, uma das cooperativas que participam do projeto. Ela agraciou o público com um repertório de clássicos da música nacional e internacional durante duas horas de um show emocionante. Para Luis Enrique Barroca Werneck, baterista da Musiart há seis anos, “participar de um evento deste porte e que tem divulgação e visibilidade é muito honroso e gratificante.” A Musiart, que é formada por aproximadamente 50% de mulheres, homenageou o público feminino cantando o sucesso “Maria, Maria”, de Milton Nascimento.

Outras duas cooperativas também marcaram presença no evento com estandes para exposição de seus trabalhos. Decorada com enfeites de festa junina, cabaças e bumba-meu-boi, a Coopen-BH, Cooperativa de Ensino de Belo Horizonte, distribuiu material lúdico produzido pelos alunos e realizou, com mais de 80 crianças, oficina de biboquê, brinquedo feito com garrafa pet, jornal, barbante e durex colorido. Já a Coopifor - Cooperativa de Trabalho dos Consultores e Instrutores de Formação Profissional, Promoção Social e Econômica trouxe para o estande bonecas de palha e potes de conserva, produtos feitos pelos próprios cooperados. O evento também contou com recreação infantil, distribuição de brindes e orientações sobre a doutrina cooperativista.

Fonte: cooperativismo



Nenhum comentário:

Postar um comentário