terça-feira, 31 de agosto de 2010

Grupo Incubado pelo NESIC troca experiência em Piratini

A equipe de técnicos e bolsistas do NESIC (Núcleo de Economia Solidária e Incubação de cooperativas) da Universidade Católica de Pelotas, que incuba o RETRATE (Reabilitação Trabalho e Arte) visitarão hoje, (25) a Casa da Acolhida da Mãe Gestante, em Piratini. A Casa da Acolhida da Mãe Gestante é uma ONG formada há 47 anos, que vem ajudando pessoas excluídas da sociedade, que ali aprendem a trabalhar em uma perspectiva diferente, a do trabalho coletivo.
O RETRATE é composto por 21 cooperados de diversos bairros da cidade, que passam a freqüentar o grupo após receberem alta dos CAPES (Centro de Apoio Psico Social/ do município). Hoje os cursos oferecidos pelo projeto para os participantes são de costura, reciclagem e pintura em tela. Na qual essas oficinas são utilizadas como forma de uma nova inserção dos cooperados a sociedade e ao “mercado de trabalho”.

O objetivo da visita foi fazer uma troca de experiência sobre o trabalho realizado na Casa da Acolhida da Mãe Gestante, pois lá elas também produzem produtos de material reciclado, como bolsas, colchas, bloco de notas, cadernos entre outros. Além da produção de roupas, existe uma padaria que faz diversos produtos entre eles, pães caseiros e cucas. O estabelecimento está localizado dentro da ONG e é administrada pela Ana Maria, ex-professora que atualmente trabalha como voluntária, assim como todas as outras oficineiras. O RETRATE foi com seis representantes que tinham o interesse de conhecer novas técnicas de trabalho, também formas diferenciadas de acabamento dos produtos.

O elo de ligação dos dois empreendimentos é a ideologia que eles têm de utilizar o espaço oferecido para que as pessoas possam ter uma alternativa de renda e de inclusão de trabalho. Já na forma de divisão dos lucros as surge a diferença, enquanto no RETRATE a distribuição do ganho e feito igual para todos, seguindo os princípios básicos da economia solidária “cooperativismo”. Em Piratini a renda bruta é direcionada conforme a venda dos produtos individuais, com uma porcentagem de 5% para a Casa da Acolhida da Mãe Gestante se manter e assim seguir ajudando mais pessoas necessitadas.

Em Pelotas a Sede do RETRATE fica na Av. Saldanha Marinho, 67, onde estão expostos suas obras para venda, além do espaço cedido pela secretária da saúde, eles utilizam as feiras livres para a comercialização, como a Feira Mensal de Economia Solidária, Bem da Terra, Comércio Justo e Solidário! Que ocorre na primeira terça de cada mês, na frente do Campus I da UCPel.

Mais informações pelo telefone 2128.8015 (NESIC)

Carlos Alves

Nenhum comentário:

Postar um comentário