segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Fortalecimento do Associativismo e Cooperativismo de Catadores de Materiais Recicláveis

O projeto iniciou em abril e encerrou em julho deste ano. Foram 6 módulos, cada um de 16 horas, baseado na Pedagogia da Alternância, de Paulo Freire, com temas que variam entre Habilidades de Gestão - como associativismo e cooperativismo, política nacional de resíduos sólidos, gestão de recursos humanos, informática, gestão de recursos financeiros - e Habilidades Profissionalizantes - como meio ambiente, logística, reciclagem, cadeia produtiva dos recicláveis, agregação de valor aos materiais recicláveis, OGR - óleos e gorduras residuais, redes sociais, comercialização em rede.


Foram beneficiados com a primeira turma do projeto CATAFORTE 73 catadores em Alagoinhas. Haverá ainda uma segunda turma, que iniciará em agosto deste ano, com a participação de mais 80 catadores, entre sócios cooperados, catadores do aterro municipal e catadores de rua. Na Bahia serão beneficiados 1000 catadores. A ONG responsável pelo Projeto na Bahia é o PANGEA - Centro de Estudos Socioambientais, articuladora da Rede CataBahia e sede regional do MNCR - Movimento Nacional de Catadores de Materiais Recicláveis.


No dia 30 de julho, os catadores participantes da primeira turma do CATAFORTE em Alagoinhas receberão seus certificados de participação, além de um kit de EPI (Equipamento de Proteção Individual). O evento terá a participação de personalidades erepresentações importantes como os realizadores/patrocinadores do projeto: a Fundação Banco do Brasil, o MTE - Ministério do Trabalho e Emprego, a Unitrabalho, o PANGEA - Centro de Estudos Socioambientais e a CORAL - Cooperativa de Catadores e Recicladores de Alalgoinhas. Estarão presente também os apoiadores local do projeto: a UNOPAR-Alagoinhas (que cedeu o espaço para a realização do projeto), a Natural Gurt e a Riobel (que doaram seus produtos para contribuir na alimentação dos catadores e professores durante o curso). Estarão presente também outros parceiros importantes da Cooperativa CORAL e a Prefeitura Municpal de Alagoinhas e a Câmara Municipal de Alagoinhas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário