quinta-feira, 5 de agosto de 2010

MDS recebe projetos de apoio a mulheres indígenas.

Prazo para envio de propostas aos ministérios do Desenvolvimento Social e Combate à Fome e do Meio Ambiente termina em 4 de outubro
O Governo Federal está recebendo, até 4 de outubro, projetos de apoio às mulheres indígenas. Os ministérios do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e do Meio Ambiente (MMA) vão investir R$ 1 milhão na ação.

A chamada pública é um reconhecimento à necessidade de políticas públicas sensíveis às questões de gênero, considerando o potencial das mulheres indígenas na condução de projetos que envolvam a melhoria da qualidade de vida desses povos. Busca, também, fortalecer a atuação das mulheres na promoção da segurança alimentar e nutricional de suas comunidades e na gestão ambiental de suas terras. Outros objetivos do investimento são a revitalização de atividades técnicas e culturais tradicionais, relacionadas ao manejo sustentável da biodiversidade local, e o fortalecimento institucional e político das organizações e associações das mulheres indígenas.

Todos os projetos devem seguir as Diretrizes da Carteira Indígena e o Roteiro para Elaboração de Projetos, publicados nos portais do MDS (www.mds.gov. br), do MMA (www.mma.gov. br) e da Funai (www.funai.gov. br).

O endereço para envio dos documentos é: Ministério do Meio Ambiente – Carteira Indígena – Esplanada dos Ministérios, bloco B, sala 751 – CEP 70068-900 – Brasília – DF.
Os projetos enviados serão submetidos à análise técnica e ao parecer do Comitê Gestor da Carteira Indígena.

Carteira indígena – É parceria entre o MDS e o MMA que apoia comunidades em situação de insegurança alimentar e de degradação ambiental. Investe em práticas sustentáveis de produção e comercializaçã o de alimentos, o agroextrativismo e o artesanato. Desde 2004, mais de 300 projetos já foram financiados.

Fonte: Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome

Nenhum comentário:

Postar um comentário