quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Feira mensal de Economia Solidária "Bem da Terra" vai virar documentário

A 6ª edição da Feira mensal do Bem da Terra - Comércio Justo e Solidário, que ocorreu na terça-feira (10) na frente do Campus I da UCPel foi um sucesso, tanto para os consumidores como para os produtores. Em um dia muito agradável que até o sol apareceu para deslumbrar os feirantes durante todo o dia, quem visitou a feira pode desfrutar de uma troca de experiências direta com os produtores enquanto tomava um bom chimarrão.

Uma das novidades da Feria foi o grupo Casa da Acolhida da Mãe Gestante, de Piratini, formado há 47 anos, projeto do qual a ex-professora Ana Maria participa ajudando pessoas excluídas da sociedade que aprendem com trabalho coletivo. O grupo era composto por prostitutas e pedintes que agora vivem uma forma de trabalho diferenciado.
Por essa razão a Casa da Acolhida da Mãe Gestante participou dessa edição já que a Associação Bem da Terra está se tornando regional, através de uma Rede de Comercialização Consciente, que vai implementar seis pontos de comercialização na região sul do Rio Grande do Sul.

Com as bancas recheadas de diversos produtos, como leite, queijo, sucos, pães, bolachas, hortifrutigranjeiros, artesanatos, artigos de vestuário, decoração, cama, mesa e banho foram alguns dos produtos que estiveram expostos entre as 15 bancas que participaram na feira.

Outra novidade nessa edição foi à gravação de um documentário que falará sobre a feira Bem da Terra como uma ocupação urbana e sobre o uso do evento para divulgação da economia solidária. Uma idéia que surgiu do professor de arquitetura Eduardo Rocha e seus alunos da arquitetura em pareceria com a Rede - Cooperativa de Comunicação, que juntos estão desenvolvendo esse projeto audiovisual. Essa gravação tem também a intenção de servir de material de registro histórico para Associação Bem da Terra.

A próxima edição da Feira será no dia 08 de setembro, extraordinariamente em uma quarta-feira, das 09h às 18h, no mesmo local. Com o tema “Bem da Terra, Comércio Justo e Solidário”, o objetivo da atividade é estimular o consumo consciente. A Associação conta com a assistência do Núcleo de Economia Solidária e Incubação de Cooperativas (NESIC).

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (53) 2128.8015 ou pelo e-mail nesic@ucpel.tche.br.

Foto: Juliano Lima

Nenhum comentário:

Postar um comentário