sexta-feira, 6 de agosto de 2010

O Que é o @solidária.net -Comercio Justo e Solidário

O Instituto Desenvolvimento e Cidadania com apoio do Centro de Assessoria Multiprofissional/ CAMP, do Circuito COMPRAS e do Instituto Strohalm de Desenvolvimento Integral, desenvolveu uma plataforma de comércio eletrônico como forma de viabilizar ampliação de mercado à Economia Solidária, promovendo mais acesso ao público consumidor à seus produtos e serviços, contribuindo assim para melhorar as condições de competitividade e sustentabilidade dos empreendimentos econômicos.

Esta plataforma estará ancorada em um Circuito de Consumo e Comércio (C3) que promoverá o incremento das transações comerciais entre os próprios Empreendimentos Econômicos Solidários (EES) participantes aquecendo a economia que articula o comércio justo e solidário.

Uma ferramenta deste porte dá condições aos Empreendimentos Econômicos Solidários de expor, vender e entregar de forma permanente os seus produtos em qualquer lugar do mundo a partir de uma plataforma moderna, prática e confiável.

Uma das vantagens da metodologia C3, é que os EES passarão a ter um circuito próprio de transações entre seus pares, propiciando que os recursos financeiros gerados pela sua produção interna permaneçam mais tempo na economia solidária. A cada transação os participantes passarão a ter liquidez interna de forma imediata com garantias reais.

Outro elemento que agrega muito valor a esta proposta é que 1% de todas as transações internas será depositado em um fundo para autofinanciamento dos empreendimentos participantes do E-solidária.net. Neste sentido, além da liquidez interna sem juros, os EES poderão acessar crédito e micro-crédito interno ao circuito garantindo suporte financeiro para que possam aumentar sua produção, melhorar a qualidade do produto, da sua gestão administrativa e financeira.

Como Funciona

Estamos falando de um sistema de vendas que disponibiliza todas as funções mais modernas do mundo do comércio eletrônico. Através deste sítio web será possível disponibilizar produtos e serviços na rede mundial de computadores, onde qualquer cidadão, em qualquer lugar, pode comprar efetuando pagamento com qualquer meio de pagamento eletrônico (cartão de crédito, débito, boleto, etc...) e receber sua encomenda em sua residência.

Em um segundo momento este pagamento será creditado em uma conta do C3-Comércio Justo e solidário onde receberá uma bonificação em reais, ou seja, a cada venda efetuada o empreendimento receberá um crédito interno em reais bonificado e este bônus servirá para premiar as negociações entre os próprios EES participantes.

O objetivo da metodologia C3 é criar as condições favoráveis para que possam realizar o máximo de operações comerciais entre os empreendimentos econômicos no circuito base, fazendo desta forma que os valores correntes permaneçam por mais tempo dentro da economia solidária.

Caso o EES queira dispor de sua liquidez interna e sacar seu montante, poderá realizar a qualquer tempo e apenas será debitado o bônus de entrada e um valor de deságio proporcional ao valor sacado. Vale ressaltar que todas as transações internas ao C3-Comércio Justo não terão nenhuma taxa e/ou deságio. Poderá o EES realizar transações comerciais com outros C3 (C3-Paraná; C3- CompRaS; C3-Uruguai; C3-Via Redes; C3-Cooperativas; etc...), onde terá a taxa de deságio reduzida, pois, com já afirmamos, o objetivo primeiro é priorizar as relações de consumo e comércio entre os atores do Comércio Justo e Solidário.

Estas operações através da metodologia C3 terão como suporte o Sistema Cyclos que hoje é utilizado em mais de 20 países no mundo, portanto, um sistema de transações conhecido, testado e confiável.

Contato

Para obter maiores informações e esclarecimentos, entre em contato diretamente pelo e-mail idesc@desenvolvimentoecidadania.org.br.

Confira o site www.e-solidaria.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário