sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Tecnologia Social promove valorização de idosos

Realizado em Santos (SP), o Vovô Sabe Tudo emprega habilidades específicas de cada um dos seus atuais 53 participantes na capacitação de jovens e na prestação de serviços à população em geral.
A bordo de bondes antigos é possível conhecer o centro da cidade de Santos, no Estado de São Paulo, ouvindo saborosas histórias em uma dupla viagem no tempo. Devidamente fardados à moda dos condutores do passado, os contadores de história, a maioria com bem mais de 60 anos, integram o programa Vovô Sabe Tudo. E não é somente nos bondes de Santos que é possível encontrar os idosos trabalhando na cidade. O Vovô Sabe Tudo emprega habilidades específicas de cada um dos seus atuais 53 participantes na capacitação de jovens e na prestação de serviços à população em geral. Entre as ações desenvolvidas, além dos bondes turísticos, destacam-se monitoramento de turismo religioso, jardinagem, dobradura, origami, pintura em tela e tecido, artesanato, bordado e crochê. Além das oficinas com os contadores de histórias para crianças.
O projeto venceu o Prêmio Fundação Banco do Brasil de Tecnologia Social 2009, na categoria Região Sudeste. A tecnologia recebeu R$ 50 mil, além de dois mil folders e um DVD produzido pela Fundação BB para incentivar a disseminação da tecnologia. Os vencedores foram conhecidos no dia 24 de novembro, em Brasília. Há dois anos, o Vovô Sabe Tudo foi incluído entre as principais iniciativas, em nível nacional, que fazem parte do Concurso Público Prêmio Inclusão Cultural da Pessoa Idosa. A escolha foi um reconhecimento à política da prefeitura voltada aos idosos de Santos, pela Secretaria da Identidade e da Diversidade Cultural, vinculada ao Ministério da Cultura.
Fonte: www.rts.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário