quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

BNDES ignora cobranças de Atingidos pelos projetos financiados pelo Banco

BNDES ignora cobranças de Atingidos pelos projetos financiados pelo Banco
Após ouvir relatos sobre os impactos sociais, ambientais e econômicos causados por projetos financiados pelo BNDES, o presidente do Banco, Luciano Coutinho, decepcionou representantes de populações atingidas pelas obras. Em reunião hoje (25) com representantes da Plataforma BNDES - fórum que congrega mais de 30 organizações, redes e movimentos sociais de todo o país -, Coutinho não se comprometeu a atender nenhuma das cobranças de responsabilidade sobre os impactos causados, e reafirmou que os mega-empreendimentos com altos passivos socioambientais continuam a ser a prioridade do Banco.
Coutinho também retrocedeu em relação a compromissos assumidos com a Plataforma BNDES em agosto de 2007, quando admitiu que o Banco precisava rever sua atuação, pelo menos no setor de papel e celulose. Na reunião de hoje, o presidente do BNDES afirmou apenas que reitera o compromisso de "levar a sério o documento apresentado pela Plataforma BNDES".
Depois de três dias de debates e relatos contundentes de gravíssimos problemas causados por empreendimentos dos setores de mineração, papel e celulose, sucroalcooleiro, pecuária e pelas hidrelétricas, os cerca de 150 participantes do I Encontro Sul-Americano de Populações Afetadas por Projetos Financiados pelo BNDES, realizado no Rio de Janeiro nos dia 23 a 25 de novembro, demandam que o Banco assuma a responsabilidade pelos impactos que financia e deixe de ser um vetor de injustiça e desigualdade social.
No site do Fórum Brasileiro de Economia Solidária você pode as cessar os o documento entregue ao presidente do BNDES na reunião.

Nenhum comentário:

Postar um comentário