quarta-feira, 5 de agosto de 2009

A temática da semana

A temática do programa dessa semana é a respeito das incubadoras, como a INTECOOP (Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares).
Falaremos a respeito da economia solidária com alguns dados e no segundo bloco teremos uma entrevista com Lia Victória, técnica da incubadora da UCPel, a INTECOOP.
Então o que seria a economia solidária? Seria então um conjunto de atividades econômicas organizadas e realizadas solidariamente por trabalhadores sob a forma de autogestão, sendo seus princípios então a cooperação, a autogestão, a auto-sustentação, a solidariedade, a democracia, o desenvolvimento humano, a responsabilidade social e a participação de todos.
As atividades desenvolvidas dentro da economia solidária são predominantemente a produção de bens, a prestação de serviços e as finanças solidárias.
Fazem parte da economia solidária não só os empreendimentos econômicos solidários como também as entidades de apoio a estes empreendimentos, como incubadoras, órgãos de assistência social, associações, redes de credito, entre outras.
A economia solidária possui desta forma uma finalidade multifuncional, pois envolve a dimensão social, econômica, política, ecológica e cultural. Isto porque alem da visão econômica de geração de trabalho e renda, as experiências de economia solidária se projeta no espaço político, no qual estão inseridas, tendo como perspectiva a construção de um ambiente socialmente justo e sustentável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário