sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Cidade de Deus ganha moeda própria

Depois de ganhar a Unidade de Policiamento Pacificadora, moradores e principalmente comerciantes da Cidade de Deus serão beneficiados em outubro deste ano com a moeda própria da comunidade. A informação, publicada nesta quinta-feira, na coluna Negócios & Cia, do jornal O Globo, faz parte de um projeto da Secretaria municipal de Desenvolvimento Econômico Solidário.
A favela foi escolhida para testar o projeto por ter muitos empreendimentos e ser uma das poucas comunidades com bancos já instalados. Um deles é o Banco do Brasil, que será o parceiro na área financeira do programa. O benefício virá principalmente para os moradores que poderão ganhar descontos na compra de produtos em estabelecimentos dentro da favela, a partir da criação de uma rede de empresas credenciadas.
Desta forma, com a moeda própria e descontos, a moeda estimula a atividade comercial local, valorizando a comunidade. A moeda nacional será trocada pela local no Banco do Brasil que tem dentro da Cidade de Deus, sendo o câmbio de um para um. O nome da moeda social ainda não foi escolhido.
A ideia foi copiada do Instituto Palmas, no Ceará, com o Banco do Nordeste, que tem sua moeda local, conhecida como Palmas. Caso o programa venha a vingar, ele pretende chegar a 15 comunidades até o fim de 2012 e só no próximo ano, será implantado nas comunidades também do Santa Marta, Vigário Geral, Alemão e Manguinhos.
A cidade de Silva Jardim, no Rio de Janeiro, é pioneira no projeto no Estado e mostra que a moeda social pode ser adotada tanto em uma comunidade como uma cidade. A Prefeitura da cidade aderiu à medida e o capivari, nome que a moeda local vai receber, deve entrar em circulação até o final deste ano.

www.sidneyrezende.com/noticia/

Nenhum comentário:

Postar um comentário