sexta-feira, 21 de agosto de 2009

BNDES pode dispor mais R$ 10 mihões ao Governo da Paraíba

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) se dispõe a emprestar R$ 10 milhões, para financiar Arranjos Produtivos Locais (APLs) na Paraíba, com contrapartida do Estado de 10% desse valor. A informação foi repassada por representantes da instituição financeira oficial à equipe da Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag), durante encontro no auditório da Companhia de Desenvolvimento do Estão da Paraíba (Cinep), no Bairro de Jaguaribe, em João Pessoa, nos períodos da manhã e tarde desta quarta-feira (19).
A idéia comum é desenvolver APLs previamente identificados com destaque para a caprinocultura, ovinocultura, fruticultura, minerais não metálicos, o ramo coureiro-calçadista e de confecções nas diversas regiões paraibanas.
Na abertura do evento, o secretário Ademir Alves de Melo, da Seplag, assinalou a importância dos Arranjos “enquanto forma de produção onde se conjugam segmentação e complementação de uma determinada atividade produtiva, permitindo dessa forma potencializar os processos produtivos com aumento econômico da escala e do poder de barganha dos pequenos produtores agrupados em forma de APLs”, explicou.
A Seplag mais as secretarias de Ciência e Tecnologia têm centrado esforços no desenvolvimento dos APLs da cachaça paraibana, que tem demonstrado interesse em melhorar a qualidade em busca de um selo que referencie esse aspecto. O selo proporcionaria maior garantira e conquista de mercados internos e externos.
Participam do evento, além da Seplag, a Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos e da Ciência e Tecnologia (Semarh), representantes da Empresa Estadual de Pesquisa Agropecuária da Paraíba S. A. (Emepa), secretarias de Desenvolvimento Humano (Sedh), Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca (Sedap), Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), Empresa Paraibana de Abastecimento e Serviços Agrícolas (Empasa), Banco do Brasil, Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) e Universidade Federal da Paraíba (UFPB).
Também presentes ao encontro, Pedro Capibaribe, da Secretaria das Cidades do Governo do Ceará; Eduardo Jorge Lins de Carvalho, gerente de Economia Solidária do BNDES, mais Eliezer Cordeiro Nascimento, também do Banco.


http://www.pbagora.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário