sexta-feira, 28 de agosto de 2009




Os entrevistados da semana foi a Ong Pachamama essa foi criada por um grupo de pessoas ligadas ao movimento da Mística Andina em prol da ampliação de consciência em relação à sustentabilidade do Planeta, cultivando o respeito mútuo entre o ser humano e a natureza e entre os próprios seres humanos através da valoração e vivência de relacionamentos baseados no amor e no carinho. A ONG está organizando as feiras de trocas solidárias em Pelotas, com a representação do Nelson Padima Querido.
Também esteve presente Pedro um dos organizadores dos projetos reflorestamento na encosta do Arroio Pelotas e o Reciclando “reciclagem de pilhas e baterias”. E Diandra organizadora do projeto Chegue e Dalhe “um projeto que tem como objetivo ajudar os necessitados de uma forma divertida, com palhaços levando a alegria de viver para diversos bairros da cidade” afirmou Diandra. Esses são trabalhos realizados pela ONG Pachamama.
A ONG irá realizar a feira economia solidária no primeiro sábado do mês setembro, no Ginásio do Areal, Rua Domingos de Almeida, no horário das 14h às 18h.
Foi esclarecido um pouco sobre o que é e como surgiram as feiras solidárias de troca.
Maiores informações pelo telefone 9913-1883 Padima.

O que é Rede de Trocas Solidárias?


Rede de Trocas ou Clube de trocas, como também pode ser chamado, é uma organização que promove o intercâmbio de produtos e serviços entre as pessoas, onde se privilegiam os valores humanos e sociais sobre a especulação e as condições materiais.
A troca como atividade social existe desde o princípio dos tempos e consiste numa atividade essencialmente baseada na negociação entre duas partes - pessoas ou grupos de pessoas - que chegam a um acordo de que algo é equivalente a outro algo e passível de troca.
Com a grande concentração de renda que o mundo vive hoje o dinheiro está ficando cada vez mais escasso e se concentrando nas mãos de poucas pessoas.
Atualmente, 95% do capital mundial está a serviço da especulação financeira. Por isso, o cidadão tem o direito de se organizar de outras formas. É aí que surgem as Redes de Trocas Solidárias. Um espaço construído a partir da solidariedade de grupos, criando uma reflexão de como cada pessoa que está excluída do mercado convencional poderá trocar os seus produtos, conhecimentos, serviços, trabalhos e cultura de forma direta ou através das moeda social alternativa - que é um instrumento dessa nova economia - com um compromisso responsável de que quanto mais se utiliza as moedas sociais mais se chega a uma economia verdadeiramente humana para que se possa compartilhar e melhorar a qualidade de vida.
O que se precisa ou se oferece só pode ser aceito dentro das redes de desenvolvimento local que se espalham pelo Brasil e pelo mundo. É importante dizer que nestas feiras cada grupo estabelece um termo de compromisso e um regulamento de funcionamento por escrito entre as redes e o núcleo.

Maiores informações sobre a ONG Pachamama pelo Site:
http://www.misticaandina.com.br/index2.php?center=ong

Nenhum comentário:

Postar um comentário