segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Sexto programa realizado dia 13 de agosto

O sexto (6º) programa foi realizado no dia 13 de agosto, sobre a Rede Universitária de Incubadoras Tecnológicas de Cooperativas Populares (Rede de ITCPs). Com a presença de um dos coordenadores responsável da Rede de ITCPS Prof. Dr. Antônio Cruz.


A REDE UNIVERSITÁRIA DE INCUBADORAS TECNOLÓGICAS DE COOPERATIVAS POPULARES (REDE DE ITCPs) nasceu em 1998 e seu objetivo é apoiar a criação e consolidação de empreendimentos de economia solidária, bem como prestar assessoria e formação a grupos já consolidados. Para tanto, a atuação da ITCPs pressupõe um processo de intensa articulação entre pesquisas, ensino e extensão nas universidades em que funcionam.
As demandas por incubação vêm de grupos de economia solidária, que em geral reúnem trabalhadores desocupados ou em situação de trabalho precário, que raramente dispõem de capital acumulado previamente e que tentam empreender economicamente de forma coletiva e autogestionária, a partir de suas experiência e qualificações profissionais. Assim, necessitam de assessoria e formação para seus empreendimentos em várias áreas: tecnologia, gestão, relações humanas, direito, saúde etc. O que as incubadoras fazem é disponibilizar professores, estudantes e técnicos, que desde a universidade, atuando interdisciplinarmente, procurando atender as demandas dos grupos. Em contrapartida, o contato com os grupos transforma o ensino universitário, aproximando-o da realidade dos trabalhadores.
É através da Rede de ITCPs que as incubadores discutem e aperfeiçoam suas metodologias. Ela representa hoje o esforço articulado de cerca de 200 docentes/pesquisadores, 750 estudantes e 200técnicos de nível superior, nas 41 universidades em que elas existem - em todas as regiões do Brasil.
Atualmente, há aproximadamente 330 grupos sob incubação, representando um universo de cerca de 4.500 trabalhadores/trabalhadoras, nos mais diversos ramos de produção, distribuição e consumo de bens e serviços, clubes de trocas e iniciativas de finanças solidárias, bem como outros tipos de iniciativas econômicas associativas.


O e-mail do programa para contato é: programaeconomiasolidaria@yahoo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário