quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Dica de Livro

Livro: “Produzir Para Viver: Os Caminhos da Produção Não Capitalista.”
Autor: Boaventura de Sousa Santos
Editora: Civilização Brasileira
Rio de Janeiro, 2002.

A coletânea de estudos aborda as formas de organização dos grupos sociais subalternos que lutam contra a exclusão social. São apresentadas experiências de economia solidária, alternativas a produção capitalista com a criação de cooperativas, autogestão, gestão coletiva e associações de desenvolvimento local, no Brasil, Colômbia, Portugal, África do Sul, Moçambique e Índia.
Dentro dessa coletânea encontramos um trabalho do Paul Singer, chamado “A recente ressurreição da economia solidária no Brasil, no qual nos relata como está a economia solidaria no Brasil hoje, falando sobre a auto-gestão a partir da falência de empresas e a ANTEAG (Associação Nacional dos Trabalhadores em Empresas de Autogestão e Participação Acionária), nos relata também acerca da autogestão a partir da reforma agrária e o MST e a autogestão como arma na luta contra a pobreza onde fala da Cáritas, da ação da cidadania e das incubadoras de cooperativas e também como os sindicatos assumem a economia solidária.
Uma dica bem legal pra quem quer ficar por dentro da economia solidária.
O livro é “Produzir Para Viver: Os Caminhos da Produção Não Capitalista” do autor Boaventura de Sousa Santos, da editora Civilização Brasileira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário