segunda-feira, 26 de julho de 2010

Programa de Garantia de Preços da Agricultura Familiar tem nova tabela de bônus

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento alerta para os novos bônus do Programa de Garantia de Preços da Agricultura Familiar. A tabela de bônus contém 24 culturas, mas as mais significativos no estado do Rio Grande do Sul são o Feijão, bônus de 20,46%, o Milho 14,65% e o trigo 18,90%. Os produtores que desejam utilizar o benefício devem entrar em contato com o seu agente financeiro para solicita-lo.
Como funciona o programa
O PGPAF, criado pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) em 2006, possibilita que o agricultor familiar pague os financiamentos de custeio e investimento com um bônus, que corresponde a diferença entre os preços garantidores e o preço de mercado, nos casos em que o valor do produto financiado esteja abaixo do preço de garantia.
Cálculo do PGPAF
O bônus do PGPAF é calculado mensalmente pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e divulgado pela SAF/MDA. A Conab faz um levantamento nas principais praças de comercialização dos produtos da agricultura familiar e que integram o PGPAF. Os bônus das operações de custeio e investimento ficam limitados a R$ 5 mil anuais por beneficiário do crédito rural.
Nas operações de investimento do Pronaf, o bônus pode ser concedido bastando que um único produto incluído no PGPAF seja gerador de 35%, ou mais, da renda estimada pelo agricultor para o pagamento do financiamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário