quinta-feira, 8 de julho de 2010

III Colóquio Internacional de Economia Social Solidária recebe inscrições até 30 de julho

Professores, pesquisadores, atores sociais e estudantes mexicanos estão sendo convidados a participar do III Colóquio Internacional de Economia Social Solidária, que acontecerá entre os dias 22 e 24 de outubro, no Colégio de Tlaxcala, em Tlaxcala, no México. Os interessados em defender suas pesquisas no evento devem enviar um resumo do trabalho, em inglês ou espanhol, até o próximo dia 30, para o e-mail: economiasocialsolidaria@gmail.com.

Os trabalhos inscritos devem abordar um dos seguintes temas: "Construções para favorecer a construção teórica e metodológica da economia social e solidária", "Abordagens interdisciplinares para a análise e resolução de conflitos sociais e ambientais", "Formulação de estratégias para a construção de alternativas frente à crise econômica, sociais e ambientais" ou "Estudos de caso de resistência e de propostas e experiências anti-sistêmicas". Os estudos completos devem ser enviados para o mesmo endereço eletrônico até o dia 10 de setembro deste ano.

Girando em torno da temática "Consolidação de alternativas socioeconômicas" - Economia Solidária e Lógicas Alternativas, o Colóquio configura-se como um espaço de discussão e troca de idéias que visem a construção de uma sociedade renovada em nova base econômica.

O objetivo do evento é gerar um espaço de discussão em torno aos fundamentos teórico-metodológicos desta economia alternativa social e solidária, como saber emergente para promover a justiça social e a sustentabilidade. O intuito é difundir o estudo das alternativas viáveis para a consolidação de outra sociedade, baseada na cooperação, autossustentabilidade e solidariedade.

A Rede Mexicana de Investigação e Estudos em Economia Social e Solidária, uma das organizadoras do Colóquio, ressalta na convocatória aos participantes, a necessidade de se aprofundar o debate das experiências econômicas populares, de forma a contribuir com o avanço deste novo sistema econômico, sobretudo, no momento de crise econômica que assolou o mundo nos últimos anos.

"Frente ao reconhecimento do fracasso do sistema econômico atual e a necessidade de oferecer alternativas teóricas e práticas surge a Economia Social Solidária, que se apresenta como um novo paradigma com uma visão heterodoxa da teoria econômica para incluir a problemática socioambiental na análise econômica", declara.

Neste Colóquio busca-se refletir sobre as contribuições desta economia popular, suas deficiências, entre outras questões. Durante todos os dias será realizada uma conferência principal. Também serão organizadas as sessões em mesas redondas onde acontecerão os debates entre os painelistas e com o auditório, em torno dos temas preparados.

A ideia é impulsionar uma discussão mais aprofundada sobre a importância de se buscar perspectivas que favoreçam a compreensão da complexidade social e ambiental na análise económica, promovendo o intercâmbio entre os pesquisadores mexicanos e atores internacionais engajados na Economia Solidária.

O evento não tem nenhuma taxa de inscrição ou participação. Mais informações pelo site do evento: www.remiess.org.

Fonte: Adital

Nenhum comentário:

Postar um comentário