segunda-feira, 26 de julho de 2010

Hortas Comunitárias beneficiam famílias

Áreas desocupadas dos bairros estão recebendo um novo tratamento com o projeto Ocupação Produtiva dos Vazios Urbanos, realizado pela Coordenadoria do Trabalho e Economia Solidária da Prefeitura de Rio Branco.

Uma das modalidades mais bem-sucedidas desse tipo de ocupação são as hortas comunitárias. Atualmente são quatro os bairros contemplados: Laélia Alcântara, Montanhês, Boa Vista e Rui Lino.

A escolha dos locais se dá assim: o CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) identifica e contata os centros comunitários que reúnem as características sociais e geográficas adequadas para receber o benefício, a Prefeitura oferece insumos e ferramentas e os moradores entram com a mão-de-obra.
Todo o processo é realizado em regime de economia solidária, que prioriza os princípios de autogestão (em que não há chefe e todos participam ativamente), cooperação, respeito à natureza, promoção da dignidade e valorização do trabalho humano.

No Boa Vista a horta foi criada há um ano e nove meses e reúne, atualmente, nove famílias em torno de suas atividades. Couve, beterraba, berinjela, cebola, chicória, maxixe e pelo menos mais 16 tipos de hortaliças e frutas com qualidade orgânica são produzidas por todo o grupo, que vende seus produtos para a população do bairro e em feiras.

O lucro de cada família com a horta gira em torno de duzentos reais. Mas as mulheres, que tomam a frente do serviço ao longo do dia, afirmam que se o sistema de irrigação fosse automatizado, poderiam duplicar seus ganhos, porque os produtos têm boa saída.

O grande problema enfrentado é a falta de energia elétrica para puxar a água do açude, o que as obriga a percorrer até duzentas vezes por dia, carregando 20 litros de água, o caminho que vai do açude até as hortas, numa distância de aproximadamente trezentos metros.

Esta situação tem gerado ou agravado problemas de saúde nas mulheres, que se queixam principalmente de dores na coluna. De acordo com os responsáveis pela horta, eles ainda aguardam a Eletroacre para instalação da energia.

Projetos como a horta comunitária também trazem outros benefícios para toda a cidade: embelezamento da paisagem urbana, descentralização do comércio, redução do desemprego e aumento da segurança, uma vez que áreas desocupadas não ficam sujeitas ao mau uso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário