segunda-feira, 12 de julho de 2010

II Ciclo do Curso de Formação de Monitores do NESIC

No sábado do dia 03/07 teve início o II Ciclo do curso que é continuidade do XII Curso de Formação de Monitores do NESIC, que neste momento tem como objetivo preparar estudantes para o trabalho com Economia Solidária e incubação de cooperativas.

O II Ciclo é dividido em módulos onde o primeiro apresentou, pela manhã, a oficina sobre “Educação Popular” com as oficineiras, Solaine Gotardo e Lia Victória, que juntas, debateram com o grupo os conceitos relacionados aos processos pedagógicos vivenciados nos empreendimentos baseados nas teorias no educador Paulo Freire. A atividade teve além de uma apresentação teórica a exposição de como as estas questões estão colocadas na prática cotidiana do trabalho associado.
Na parte da tarde a oficina ficou a cargo do Professor Reinaldo Tillmam e da estudante Muriel Leal, que falaram sobre os aspectos jurídicos do Cooperativismo e Economia Solidária.
Segundo o participante Fábio Rosário, essa oficina foi importante, pois conseguiu tirar as suas dúvidas sobre a legislação cooperativa no Rio Grande do Sul e os procedimentos para abertura de uma cooperativa. A atividade ficou marcada pela sua interatividade sendo que os alunos puderam navegar nos sites específicos que trata sobre o tema.

Já no II Módulo que se deu neste sábado, dia 10 de julho, o tema foi a Autogestão e incubação de cooperativas, com o professor Renato Della Vechia que apresentou um histórico sobre a formação do Estado através da relação entre economia e política até os processos de autogestão dos empreendimentos de Economia Solidária. No turno da tarde foi a vez dos professores Cristine Jaques Ribeiro, Eduardo Rocha e da Técnica em Processo Participativo Carim Ângela Dummer que trabalharam o tema da Autogestão na relação teórico-prático. Foi uma exposição com participação intensiva dos alunos.

No intervalo dos módulos os alunos do curso realizam visitas aos grupos incubados pelo NESIC conforme os temas trabalhados nas atividades formativas. O III Módulo será realizado no dia 31/07 cujo tema trabalhará a gestão e incubação dos empreendimentos solidários.


Foto: Solaine Gotardo


Fonte: NESIC

Nenhum comentário:

Postar um comentário