terça-feira, 27 de outubro de 2009

Dia dos Sem Terrinha também é dia de luta


Crianças que participam da Marcha Estadual por Reforma Agrária e Soberania Popular celebram seu dia no assentamento Rendeiras, município de Girau do Ponciano (165km de Maceió). As cerca de oitenta crianças que compõem a Ciranda Infantil da Marcha vão se encontrar com as dos assentamentos e acampamentos da região e celebrarão o Dia das Crianças com um momento místico sobre o Meio Ambiente.
A Marcha Estadual iniciada pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) em Delmiro Gouveia (30/09) passa agora por um ponto em que a mineradora canadense Aura Gold Minerals (Vale Verde) está prestes a ser instalada para explorar por vinte anos milhões de toneladas de minérios de ferro, cobre e ouro. As crianças alertam todas as gerações que a Natureza preservada é uma condição para nossa vida.
“A área de impacto da exploração do minério atinge não só os limites da propriedade privada, mas os recursos comuns a toda a comunidade de Craíbas e adjacências. A agressiva produção extensiva e intensiva de minério elimina resíduos tóxicos na atmosfera, no solo e nas águas”, analisa a militante ambientalista Letícia Marroquim (Ufal). A ação das crianças faz parte da Jornada Nacional de Lutas dos Sem Terrinha.
Fonte: www.mst.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário