terça-feira, 27 de outubro de 2009

PIAUI: Entidades discutem impactos da Suzano na agricultura familiar


O Encontro Estadual do Fórum Piauiense de Convivência com o Semiárido que foi realizado nos dias 08 e 09 no Centro de Treinamento Diocesano de Picos teve como objetivo discutir temas como água, terra, segurança alimentar, economia popular solidária, educação contextualizada, biodiversidade, auto-organização e direitos das mulheres no semiárido piauiense. Porém o encontro também trouxe para debate a implantação do Projeto Florestal da Suzano Celulose no Piauí, tema que vem preocupando a sociedade civil organizada no Estado.

No Primeiro dia do encontro as instituições discutiram sobre os modelos de desenvolvimento no contexto das crises. Uma das pautas foi a criação da Suzano Celulose no Piauí. Na oportunidade a Federação dos Trabalhadores em Agricultura do Piauí (Fetag-PI) entregou aos participantes uma carta política questionando a implementação do projeto de reflorestamento com o desmatamento de florestas nativas como política de desenvolvimento e de geração de empregos.

De acordo com a Secretária de Políticas Agrária e Meio Ambiente da Fetag-PI, Francisca Gilberta, a posição contra o projeto de florestamento e reflorestamento surge porque, além do impacto ambiental, trás também prejuízo aos trabalhadores rurais “A área de abrangência está localizada dentro de um raio de 120 km a partir do município de Nazária no oeste do Piauí, essas áreas serão reduzidas das destinadas às atividade de extrativismo, agricultura familiar, das culturas tradicionais prejudicando as famílias daquelas regiões”, diz.


Fonte: tvcanal13.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário