terça-feira, 27 de outubro de 2009

Irlanda proibe cultivo de transgênicos

O governo da Irlanda anunciou neste fim de semana a decisão de proibir o cultivo de organismos geneticamente modificados no seu território. Isso transforma a Irlanda no nono país da União Europeia (UE) com proibições ao cultivo de transgênicos. No momento, a Espanha é o único país da UE onde o cultivo é permitido em grande escala. Apenas em 2009, o país ibérico utilizou 76 mil hectares para o plantio de milho transgênico.
O acordo publicado no sábado pela coligação que governa a Irlanda especifica que se “declarará a República da Irlanda Zona Livre de Transgênicos, livre do cultivo de qualquer planta modificada geneticamente”. A Irlanda se soma assim à França, a Áustria, a Grécia, Luxemburgo, a Hungria, a Itália, a Polônia e a Alemanha que já mantêm algum tipo de proibição sobre o cultivo de organismos geneticamente modificados.
O governo Irlandês aprovou também que “para otimizar as vantagens competitivas da Irlanda como país livre de cultivos modificados geneticamente se produzirá uma etiqueta 'livre de transgênicos' para produtos relevantes, seguindo o esquema adotado recentemente pela Alemanha”. Desse modo, a Irlanda também se soma à corrente européia de etiquetar os produtos derivados de animais alimentados com transgênicos.

Fonte: www.mst.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário