quinta-feira, 18 de agosto de 2011

STDS reúne-se com prefeituras para preparar projetos de agricultura

Representantes de prefeituras da Região Metropolitana de Porto Alegre participaram, na tarde desta quarta-feira (17), de uma reunião na Secretaria do Trabalho e do Desenvolvimento Social (STDS). O encontro teve por objetivo formatar o projeto da pasta, selecionado pelo Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), que prevê a criação de Centros de Agricultura Urbana e Periurbana (Caup) que terão a função de promover a formação agroecológica, a economia solidária e a conservação dos recursos naturais.


A STDS receberá R$ 900 mil para investir em cursos de capacitação na área e equipamentos agrícolas, que irão beneficiar cerca de 300 famílias que fazem parte dos programas sociais do Governo Federal, sendo 30 famílias em cada um dos municípios selecionados: Alvorada, Cachoeirinha, Sapiranga, Canoas, Eldorado do Sul, Gravataí, Nova Santa Rita, Novo Hamburgo, Porto Alegre e São Leopoldo.


O secretário Luís Augusto Lara destacou que o Governo do Estado está apresentando, nesta gestão, um olhar diferenciado sobre a área da Segurança Alimentar. "Estamos fortalecendo este departamento em nossa Secretaria. e sugerimos aos gestores municipais que verifiquem de que outros programas podem participar e venham até a STDS, pois ajudaremos na elaboração de propostas, uma vez que temos uma Central de Projetos para auxiliar os municípios", afirmou.


O diretor do Departamento do Trabalho da pasta, Luiz Müller, enfatizou que o critério de seleção destas cidades ocorreu devido ao fato das mesmas já possuírem experiências com hortas comunitárias. "Também é importante salientarmos que a contrapartida de cada cidade não será de recursos financeiros, mas do compromisso em desenvolver o projeto", apontou o diretor.


No encontro, ficou definido que as prefeituras devem entregar, na sexta-feira (26), levantamentos no que se refere ao número de beneficiários diretos pelo projeto, bem como a área de abrangência do mesmo, apresentando um diagnóstico sobre as áreas produtivas. O projeto foi elaborado pela STDS em parceria com a Casa Civil, com a Secretaria do Desenvolvimento Rural e com o Centro de Estudos e Pesquisas Econômicas vinculado à Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Iepe/Ufrgs) e a Emater.


Fonte: Jornal Correio

Nenhum comentário:

Postar um comentário