quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Criatividade e inclusão social na terapia de pacientes com transtornos mentais

Uma parceria entre o Serviço de Saúde Doutor Cândido Ferreira, entidade filantrópica, e a Prefeitura Municipal de Campinas, São Paulo, região Sudeste brasileira, tem melhorado as formas de cuidado em saúde mental. Tolerância e respeito às diferenças têm sido desafios dos movimentos de economia solidária e a Reforma Psiquiátrica de Campinas, que resolveram tratar os casos de quem sofre de transtorno mental com criatividade e empreendedorismo.

Desde 1993, Cândido Ferreira é considerada uma entidade de referência no tratamento da saúde mental pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

A parceria se baseia no respeito aos direitos do portador de transtorno mental e busca sua reinserção social e familiar, mantendo como eixo terapêutico principal a promoção da cidadania. O objetivo maior da instituição é a desospitalização.

A entidade atende a um público de mais de mil usuários por mês e conta com um Núcleo de Atenção à Crise, Núcleo de Atenção à Dependência Química, três Centros de Atenção Psicossocial (Caps), Núcleo Clínico, 12 Oficinas de Trabalho, Centro de Convivência e Arte, o Espaço 8 Atelier e o Centro Cultural Cândido/Fumec.

Dentre as diversas atividades realizadas, a instituição inseriu o projeto de economia solidária, cujo objetivo é apoiar empreendimentos populares que envolvam produtores excluídos social e economicamente e que apresentam quadro de doença mental, vulnerabilidade e não tenham oportunidade de inserção no mercado formal de trabalho.

Conforme Cleusa Cayres, coordenadora do Projeto "a iniciativa tem ajudado na inserção dos pacientes no mercado de trabalho e na melhoria da qualidade de vida".

Cerca de 250 usuários se dividem nas 12 oficinas artesanais de Culinária e Eventos, Papel Reciclado, Vitrais, Construção Civil, Agrícola, Mosaico, Marcenaria, Serralheria, Vela, Vital Plano e Gráfica, dente outras. Os usuários também realizam atividades relacionadas à comunicação comunitária, distribuídas em três oficinas: jornal impresso, rádio e TV.

Os produtos são comercializados há dois anos na loja virtual "Armazém das Oficinas". O dinheiro das peças é transformado em bolsa-oficina de acordo com a produção mensal. Além do portal http://www.armazemoficinas.com.br/site/loja-virtual.html os produtos podem ser encontrados na Rua Coronel Quirino, 172, no Cambuí em Campinas, São Paulo.

Fonte: Adital - Jeane Freitas



Nenhum comentário:

Postar um comentário