quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Debate sobre Código Florestal é uma questão fundiária

É o que garante o diretor de relações públicas da S.O.S Mata Atlântica. Para Mario Montovani, na audiência pública realizada ontem (17) em Brasília sobre o Código Florestal ficou claro que se trata de uma disputa por terras.

Montovani diz que vê o debate sobre o novo Código Florestal, aprovado em maio deste ano, com preocupação. Para ele, os únicos que saem ganhando são os grandes proprietários de terras.

Ele citou uma pesquisa do Instituto de Pesquisa Aplicada (Ipea) que indica que cinco milhões de imóveis rurais ocupam cerca de 500 milhões de hectares no país, o que demonstra a forte concentração fundiária.

Destes cinco milhões de imóveis rurais, 90%correspondem a quatro módulos fiscais, ou seja, pelo novo código estão dispensados de recuperação da vegetação em caso de desmatamento.Para Montovani, o interesse da bancada ruralista é garantir a posse dessas terras.

O ex-governador do Amazonas, Eduardo Braga, defende a inclusão no novo Código de uma incentivo fiscal para os produtores rurais que mantenham a reserva legal de suas áreas.

Na opinião de Montovani, essa proposta não é de real interesse dos grandes proprietários de terras. Segundo ele, os ruralistas apenas "querem derrubar florestas”.


Fonte: Adital

Nenhum comentário:

Postar um comentário