quarta-feira, 3 de agosto de 2011

MST quer aumentar atividades culturais no Rio Grande do Sul

O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) do Rio Grande do Sul pretende aumentar os projetos e ações culturais nos próximos anos.

Para Adelar Pretto, integrante do movimento, "a reforma agrária não se limita à terra”, mas significa o acesso "a um conjunto de direitos sociais básicos”. Entre eles, o militante cita a cultura.

Tiago Giannichini, do setor de cultura do MST, diz que os sem terra têm se envolvido com teatro, música, literatura, audiovisual e outras linguagens artísticas.

Atualmente, a movimento social está produzindo uma peça teatral que relata a história da luta das mulheres desde a Grécia Antiga. A peça é formada por trabalhadores e trabalhadoras assentadas e acampadas. A história, as falas, o cenário, roteiro e figurino estão sendo construídos pelo grupo.

Segundo informações da página do movimento, integrantes da coordenação estadual do MST já estiveram reunidos com o secretário da Cultura do Rio Grande do Sul, Assis Brasil. Durante o encontro, apresentaram como principais propostas a construção do Memorial da Reforma Agrária no estado e o Festival de Música Camponesa.

De acordo com o militante Tiago Giannichini, o secretário se comprometeu politicamente a assumir as reivindicações apresentadas pelo MST.

Fonte: Adital

Nenhum comentário:

Postar um comentário