quinta-feira, 17 de junho de 2010

Núcleo de Economia Solidária e Incubação de Cooperativas (NESIC) da UCPel receberá verba do governo federal.

Um projeto elaborado pelo Núcleo de Economia Solidária e Incubação de Cooperativas da Universidade Católica de Pelotas (Nesic/UCPel) para atender iniciativas do segmento foi aprovado pelo governo federal. Por intermédio do Programa Nacional de Incubadoras de Cooperativas Populares (PRONINC), o Nesic receberá uma verba de R$ 250 mil para utilizar em dois anos.

O projeto da Católica ficou classificado em quinto lugar na disputa que avaliava a história da entidade com a economia solidária, a presença de uma incubadora na instituição e a viabilidade da proposta. Intitulada “Rede Regional de Comercialização Associação Bem da Terra: Comércio Justo e Solidário”, a proposta foi resultado de um trabalho de equipe envolvendo um processo interdisciplinar coletivo. “O curso de Serviço Social tem disciplinas voltadas à elaboração de projetos e isso nos dá uma bagagem, um diferencial nesses momentos”, explicou a técnica de Processos Participativos do Nesic, assistente social Carim Dummer. “Elaboramos junto às comunidades. Isso tem um valor de vida: é o resultado da vontade das pessoas e não um projeto de gabinete”, afirmou, ao comemorar a aprovação. “Quando a gente faz com paixão, as coisas acontecem”, disse.

O projeto da UCPel se propõe a assessorar os grupos de economia solidária para que estes se solidifiquem caminhando para emancipação da Rede Regional de Comercialização de Economia Solidária “Bem da Terra: Comércio Justo e Solidário”, sob vários pontos de vista. Isso inclui os beneficiários sob o ponto de vista do melhoramento de seus produtos e processos produtivos, a Rede sob a perspectiva do comércio justo e de sua gestão compartilhada, e seus consumidores relacionados com as práticas do consumo consciente.

Para que a Rede consiga funcionar, o projeto deverá oferecer assessoria técnica para garantir processos adequados de logística, atendimento e ampliação da oferta de produtos pelos empreendimentos, de gestão da rede e de relação com os consumidores.

Desenvolvimento
O objetivo essencial do PRONINC é utilizar o conhecimento e a capacidade existentes nas universidades para a constituição de empreendimentos cooperativos que proporcionem trabalho e renda. As universidades se envolvem com o PRONINC de duas formas: promovendo atividades de apoio à formação e desenvolvimento de cooperativas ou associações produtivas, principalmente por meio de incubadoras e realizando pesquisas que visem produzir conhecimentos relevantes para a consolidação da metodologia de incubação. O PRONINC é vinculado à Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP).

Foto: Vilson Lima
Fonte: UCPel

Nenhum comentário:

Postar um comentário