sexta-feira, 11 de junho de 2010

Grupos de Economia Solidária realizam oficina na UCPel

Integrantes de quatro grupos de economia solidária de Pelotas tiveram ontem (10) uma nova experiência. Era a primeira vez que os integrantes se reuniam dentro da Universidade para participar de oficinas promovidas pelo Núcleo de Economia Solidária e Incubação de Cooperativas (Nesic) da Universidade Católica de Pelotas (UCPel). Onze pessoas realizaram a atividade denominada “Design e Composição”.

Noções de cores, linhas, pontos, estrutura da composição, planos de abstração e figuração fizeram parte da aula especial. Os participantes, oriundos de grupos cujo principal produto é o artesanato, puderam aproveitar a oportunidade para se apropriarem de informações técnicas para qualificar o desenvolvimento de seus produtos. “O trabalho deles hoje é muito intuitivo, artesanal mesmo. A proposta não é trazer um designer que crie um objeto para que o grupo reproduza, mas que os integrantes tenham embasamento para eles próprios criarem peças e se sustentarem”, explicou o ministrante da oficina e professor orientador do Nesic, arquiteto Eduardo Rocha.

Nascida de vários grupos que produziam peças de artesanato variadas, a Cooperativa Regional de Economia Solidária (Coopressul) busca agora elaborar um produto que seja o seu “carro-chefe”. “Até agora, a gente tem feito tudo pela paixão, pois não temos conhecimento técnico. Isso [a oficina] vai ajudar bastante. Aqui a gente pensa e fica sabendo como planejar”, explicou uma das coordenadoras da Coopressul, Zenaide Rocha. A ideia do grupo é conceber peças na área de cama, mesa e banho. “Queremos uma coisa mais arrojada e moderna. Claro que não é de uma hora para outra. Muitas coisas que a gente não conseguiria sozinhas, estamos conseguindo com esse apoio da Universidade”, destacou.

A atividade contou também com a assessoria da técnica da área de Gestão Econômica do Nesic, administradora Lia Victória, e da técnica de Processos Participativos, assistente social Carim Dummer.

Participaram da oficina os grupos de artesanato Girassol e Esperança, o grupo Reabilitação, Trabalho e Arte (Retrate) e a Coopressul. Para dar seguimento à capacitação dos incubados, a próxima oficina deverá abordar o tema “design e criação”.

Foto: Vilson Lima
Fonte: UCPel

Nenhum comentário:

Postar um comentário