terça-feira, 29 de junho de 2010

IV Encontro ALC de Economia Solidária recebe inscrições até 30 de junho

O IV Encontro Latino-americano e Caribenho de Economia Solidária e Comércio Justo, que acontecerá entre os dias 21 e 24 de julho, na cidade de Medelin, na Colômbia, recebe inscrições de participantes até o próximo dia 30 de junho. Os interessados em participar do evento podem obter mais informações pelo site: http://ripesscolombia.com/sitio_new/inscripcion.php.

O IV Encontro é uma iniciativa da Rede Intercontinental de Promoção de Economia Social e Solidária da América Latina e Caribe (RIPESS LAC) e organizado por redes e organizações de cooperativismo, empresas solidárias, associações e outros grupos que atuam nesta economia alternativa na Colômbia.

O objetivo do evento é fomentar e consolidar o projeto solidário alternativo, as redes de Economia Solidária e Comércio Justo, fortalecendo a prática desta economia em toda a região da América Latina e Caribe. Além disso, o encontro se propõe a facilitar o diálogo entre as redes, a fim de avaliar experiências sobre consumo ético, comércio justo, finanças solidárias, compromisso ambiental, fomento deste tipo de prática e estabelecimento de propostas e ações conjuntas

Serão abordados temas como: Comércio e Consumo Justo, Finanças Solidárias, Desenvolvimento local, modelo de desenvolvimento e incidência política solidária, Promoção da Economia Solidária e Economia Solidária e Crise. O encontro servirá de espaço para avaliar, conhecer e propor experiências que contribuam para o diálogo das expressões organizativas da Economia Solidária e ao Comércio Justo na região.

A ideia é promover um debate que contribua para a construção de políticas públicas que garantam o desenvolvimento e a consolidação da Economia Solidária e o Comércio Justo e Consciente no continente. Ao final do evento, no dia 24, deve ser elaborada uma declaração final, com propostas e compromissos das entidades participantes do encontro.

Nos últimos anos, a região da América Latina e Caribe vem sendo palco de importantes mudanças políticas, que conta com a participação ativa da sociedade civil. "Por isso, explica a RIPESS LAC, é necessário se fazer mais visíveis e fortes as organizações e redes sustentadas em experiências de cooperação, solidariedade, autogestão, respeito pela identidade cultural e a natureza, assim como por critérios de justiça e equidade no consumo e o intercâmbio econômico, para que se reconheça a importância das diversas expressões da Economia Solidária e o Comércio Justo como alternativas frente ao desemprego, à desigualdade social, o dano ao meio ambiente e as regras assimétricas do comércio internacional".

Mais informações pelo site: http://ripesscolombia.com/sitio_new/inicio.php.

Fonte: Adital

Nenhum comentário:

Postar um comentário