quarta-feira, 16 de junho de 2010

Começou o XII Curso de Formação em Economia Solidária e Incubação de Cooperativa do NESIC/UCPel

Neste sábado, dia 12 de junho, começou o 1º Ciclo do XII Curso de Formação em Economia Solidária e Incubação de Cooperativas do Núcleo de Economia Solidária e Incubação de cooperativas (NESIC) da Universidade Católica de Pelotas (UCPEL).


O XII Curso contou com 25 pessoas inscritas, de diversos cursos de graduação: Jornalismo, Direito, Gestão de Cooperativas, Serviço Social, Ciências Sociais, Ciências da Computação, entre outros. Também estão participando integrantes de empreendimentos de Pelotas e Rio Grande.


O 1º módulo começou as 8h30m e foi até às 12h. Nesse horário o tema foi “Introdução ao Cooperativismo e à Economia Solidária” apresentado pelo Professor Antônio Cruz que também falou sobre cooperativas, empresas recuperadas, grupos de trabalhos, entre outros. A aluna do Serviço Social Caroline Lemos Segovia, relatou que pela manhã o grupo foi dividido em grupos menores, dos quais os integrantes “apresentavam seus colegas” como forma de “ajuda coletiva”, já que uma das questões levantadas na economia solidária é que o produto é comprado “conforme a sua apresentação. O professor explicou que a dinâmica servia para entender que na economia solidária é preciso que todos integrantes se conheçam e saibam os objetivos dos companheiros para que possam se ajudar mutuamente.


Caroline Segovia que está realizando seu estágio curricular no NESIC e que havia, no ano passado participado do XI Curso de Formação, agora auxilia na organização desta edição. Para ela, o curso ajudou na diferença de sua progressão no entendimento da economia solidária e sentida no seu cotidiano.

Caroline definiu sua progressão em um ano de uma forma construtiva “no ano passado eu não conhecia na prática, apenas conhecia de falar, mas agora na minha vivência no NESIC está diferente: tenho um maior conhecimento do assunto”. Ela garantiu que no Serviço Social existe uma troca de conhecimento muito grande entre os acadêmicos e professores juntos aos grupos que vivenciam a economia solidária. Caroline observou que “a cada dia estou mais apaixonada, porque os grupos mesmo com grandes dificuldades continuam lutando” afirmou.


Na parte da tarde o curso continuou com a apresentação do Professor Eduardo Rocha e a Assistente Social e Técnica do NESIC Carim Dummer, que apresentaram o Núcleo, incluindo todos os focos de trabalho e seus projetos. Também foram apresentados alguns representantes de grupos incubados como Jesus Kickösel do FRAGET, Zenaide Rocha da COOPRESSUL e Maria Denise do RETRATE; que vieram participar do Curso para contar um pouco da sua história e levar para os participantes a experiência que os grupos têm no mercado da economia solidária. Para Jesus essa experiência é muito importante, pois “são poucos os espaços que temos de divulgar nosso trabalho” afirmou. Ele ainda destacou que o programa de rádio do NESIC é muito importante para noticiar as informações dos grupos de economia solidária de Pelotas e região, “é nesse espaço que conseguimos atingir um maior publico para destacar nossas atividades e angustias”.


Já para Zenaide, a existência de um grupo de incubação como o NESIC é extremamente importante para agregar conhecimento e tecnologia a cooperativa, pois seus integrantes muitas vezes não possuem acesso aos mesmos, o que é disponibilizado aos acadêmicos que o repassam aos cooperados.

Maria Denise falou sobre a importância da arte e do trabalho na vida dos cooperados. A cooperativa tem como objetivo criar atividades ocupacionais e geradoras de renda para pacientes em processo de alta do CAPS.

Nessa parte do módulo, foi priorizada a idéia de solidariedade, fundamental na Economia Solidária. O sentimento de querer melhorar o mundo, tornar os alimentos mais saudáveis e o trabalho algo ao alcance de todos, tomou conta dos presentes, que puderam sentir o que está por trás da ES.


O próximo Módulo do Curso será dia 19 de junho, Sábado, onde haverá visitas a empreendimentos de economia solidária de Pelotas como o grupo de reciclagem do FRAGET e a feira da ARPASSUL na Av. Dom Joaquim, e em Piratini no Assentamento Conquista da Liberdade na cooperativa da COOPAVA onde será servido o almoço. O horário para saída está marcado para as 8h na frente do Campus I da UCPel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário