sexta-feira, 24 de julho de 2009

Reciclagem e Artesanato

No segundo programa, a temática é reciclagem e artesanato com formas de economia solidária, mas primeiro passaremos alguns dados a respeito de reciclagem.
Então, porque reciclar?

Se levarmos em consideração de que a quantidade de lixo produzida diariamente por um ser humano é de aproximadamente 5 Kg e multiplicarmos pela população mundial teremos então um número alarmante, sendo que só o Brasil produz 240 000 toneladas de lixo por dia.
O aumento excessivo da quantidade de lixo se deve ao aumento do poder aquisitivo e do perfil de consumo de uma população, além disso, quanto mais produtos industrializados, mais lixo é produzido, como embalagens, garrafas, etc.

Mas para onde vai todo esse lixo?
Cerca de 88% do lixo doméstico vai para o aterro sanitário e a fermentação produz dois produtos: o chorume e o gás metano.
Menos de 3% do lixo vai para as usinas de compostagem e vira adubo.
O lixo hospitalar deveria ir para os incineradores, mas em sua maior parte são encontrados nos aterros onde ocasionam uma série de problemas.

Apenas 2% do lixo de todo o Brasil é reciclado, mas por que tão pouco?
Porque reciclar é 15 vezes mais caro do que jogar o lixo em aterros.
Nos países desenvolvidos, como a França e Alemanha, a iniciativa privada é encarregada do lixo.
Os fabricantes de embalagens são considerados responsáveis pelo destino do lixo e o consumidor também tem que fazer sua parte, como por exemplo, quando uma pessoa vai comprar uma pilha nova ela tem que entregar a usada.

Uma garrafa plástica ou vidro pode levar 1 milhão de anos para se decompor, uma lata de alumínio, de 80 a 100 anos.
Porém todo esse material pode ser reaproveitado e transformado em novos produtos ou matéria prima, sem perder as propriedades.

Separando todo o lixo produzido em residências, estaremos evitando a poluição e impedindo que a sucata se misture aos restos de alimentos, facilitando seu reaproveitamento pelas indústrias.
Além disso, estaremos poupando o meio ambiente e contribuindo para o nosso bem estar no futuro, ou você quer ter sua água racionada, seus filhos com sede, com problemas respiratórios.

Algumas vantagens:
Cada 50 quilos de papel usado, transformado em papel novo, evita que uma árvore seja cortada. Pense na quantidade de papel que você já jogou fora até hoje e imagine quantas árvores você poderia ter ajudado a preservar.
Cada 50 quilos de alumínio usado e reciclado, evita que sejam extraídos do solo cerca de 5.000 quilos de minério, a bauxita.

Com um quilo de vidro quebrado, faz-se exatamente um quilo de vidro novo. E a grande vantagem do vidro é que ele pode ser reciclado infinitas vezes.
Agora imagine só os aterros sanitários: quanto material que está lá, ocupando espaço, e poderia ter sido reciclado!

Economia de energia e matérias-primas. Menos poluição do ar, da água e do solo.
Melhora a limpeza da cidade, pois o morador que adquire o hábito de separar o lixo, dificilmente o joga nas vias públicas.
Gera renda pela comercialização dos recicláveis. Diminui o desperdício.
Gera empregos para os usuários dos programas sociais e de saúde da Prefeitura.
Dá oportunidade aos cidadãos de preservarem a natureza de uma forma concreta, tendo mais responsabilidade com o lixo que geram.

Porém grande parte da sociedade ainda não fez uma reflexão da importância dos catadores de lixo no sentido ecológico, são eles que selecionam e direcionam os materiais encontrados nas lixeiras e nos lixões. E se a coleta for feita de maneira eficaz, impedirá a contaminação do solo e dos lençóis freáticos.
São os catadores que separam materiais que levariam anos para ou décadas para serem consumidos pela natureza para serem reciclados, oferecendo assim uma menor degradação do meio ambiente.

Reciclagem e artesanato como formas de economia solidária:

As cooperativas de reciclagem permitem que muitos desempregados tenham uma ocupação digna, longe dos lixões onde ficariam expostos a doenças.
Além de eles terem um papel importantíssimo para o meio ambiente, pois, alguns materiais que eles juntam para ser reciclado ficariam anos no meio ambiente contaminando o lençol freático e rios.

Os catadores aceitam todo o tipo de material reciclável, assim para colaborar só é preciso separar o que é orgânico ( a comida) do inorgânico (recicláveis).
Os materiais também podem se tornar outros produtos através do artesanato, onde esses materiais podem virar bolsas, cestas e outros nas mais diversas formas. Então porque não colaborar com esses trabalhadores separando o lixo em casa para facilitar seu trabalho?

Nenhum comentário:

Postar um comentário