segunda-feira, 28 de março de 2011

Simpósio de Economia Solidária reunirá experiências brasileiras e internacionais


"Universidade e Economia Solidária: Produção de conhecimento, cenário de desenvolvimento e o lugar das Tecnologias Sociais" é o tema do III Congresso da Rede Universitária de Incubadoras Tecnológicas de Cooperativas Populares (ITCP), que será realizado, de 30 de março a 2 de abril, no Centro de Economia Solidária, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre.


Além deste congresso, que já chega à terceira edição, também acontecerá o I Simpósio Internacional de extensão universitária em Economia Solidária (ES), que trará experiências econômicas solidárias de países como Argentina, Chile, Equador, México, Porto Rico e Uruguai. Também participarão dos debates os técnicos, convidados e empreendimentos incubados nas universidades.


De acordo com a professora Ana Mercedes, integrante da comissão organizadora do evento, o objetivo dos eventos é reunir as mais diferentes experiências do Brasil, para promover o intercâmbio de conhecimentos e a análise das iniciativas. "O Congresso serve para refletir a prática", explicou.


Durante os debates serão analisados ainda os desafios enfrentados pelos atores na construção desta economia de base popular e também as metodologias utilizadas neste processo. Os problemas que forem identificados serão tratados de forma conjunta pelos grupos de trabalho.


Segundo os organizadores do evento, este é um momento fundamental para discutir o papel da extensão universitária na promoção da ES e no fortalecimento das experiências econômicas solidárias. Para isso, o Congresso trabalhará em cinco eixos temáticos que são: ‘A produção de conhecimentos nas incubadoras universitárias de ES: modelos, teorias e perspectivas analíticas'; ‘Metodologias de intervenção social'; ‘Diversidade e Desenvolvimento Local na atuação das incubadoras universitárias de ES'; ‘Planejamento e avaliação de programas e projetos de intervenção' e ‘Política Pública para economia solidária e controle social'.


O primeiro painel do congresso, no dia 31, falará sobre 'Cenários do Brasil e da América Latina: Economia Solidária, Políticas Públicas e modelo de desenvolvimento', com a participação de Paul Singer, titular da Secretaria Nacional de Economia Solidária (SENAES). No mesmo dia haverá a palestra: 'Produção do conhecimento, Tecnologias Sociais e ES'.


No dia 1º, os painéis discutirão sobre 'A re-significação da extensão universitária e a ES' e sobre 'O trabalho das universidades na promoção da Economia Solidária nos cenários nacionais', com a exposição dos representantes dos países participantes. Encerrando o evento, no sábado, dia 2, serão feitas visitas a empreendimentos econômicos solidários e a conclusão das atividades dos grupos de trabalho.


Segundo Ana Mercedes, como resultado do Congresso, os melhores trabalhos serão selecionados para serem divulgados na revista da Rede ITCP. O primeiro Congresso aconteceu em 2006, na cidade de Itamaracá, em Pernambuco. O segundo evento da rede foi realizado dois anos depois, em 2008, em São Paulo.


As inscrições para participantes e comunidade estarão abertas até o início do evento. Para mais informações, acesse: http://www.redeitcps.com.br/.


Fonte: Adital - Tatiana Félix

Nenhum comentário:

Postar um comentário