sexta-feira, 4 de março de 2011

Incentivo aos empreendimentos é pauta em audiência com a Sec. Especial de Políticas para Mulheres


Em Audiência na última sexta-feira (25) com a subsecretaria de Articulação Institucional e Ações Temáticas da Secretaria Especial de Política para Mulheres - SEPM, Angélica Fernandes, o Fórum Brasileiro de Economia Solidária - FBES apresentou as reivindicações do movimento de economia solidária.


Dentre os saldos positivos da reunião está a possibilidade de se criar uma parceria entre a SEPM e FBES. A Secretaria de Mulheres se comprometeu em fazer um aporte financeiro para garantir a participação de mulheres de empreendimentos no “Encontro de Diálogos e Convergências”, evento e proposta organizada entre diversas redes e movimentos sociais, dentre elas o movimento de mulheres e o FBES, previsto para acontecer em meados de maio.

Além disso, subsecretaria Angélica Fernandes insistiu para que as membras do movimento de economia solidária participem ativamente do processo das Conferências Temáticas, preparatórias à Conferência Nacional de Mulheres que ocorrerá ao fim deste ano. E ainda, convidaram o FBES a compor o Gt de Gênero da SEPM.



Encontro de Diálogos e Convergências

O Encontro de Diálogos previsto para acontecer este ano em Salvador é promovido entre as redes Articulação Nacional de Agroecologia (ANA), Associação Brasileira de Agroecologia (ABA-Agroecologia), Fórum Brasileiro de Economia Solidária (FBES), Rede Brasileira de Justiça Ambiental (RBJA), Fórum Brasileiro de Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (FBSSAN), Grupo de Trabalho de Saúde e Ambiente da Associação Brasileira de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (ABRASCO), Rede Alerta contra o Deserto Verde (RADV), Marcha Mundial das Mulheres (MMM), Articulação de Mulheres Brasileiras (AMB).


O objetivo deste encontro é apresentar experiências de denúncia, resistência e construção de alternativas ao modelo de desenvolvimento capitalista, baseadas nas proposições dos movimentos da Agroecologia, Economia Solidária, Saúde Coletiva, Justiça Ambiental, Soberania e Segurança Alimentar e Feminismo.


O intuito é promover o diálogo e a construção de convergências entre estas redes da sociedade civil brasileira capazes de realizar uma crítica ao modelo de desenvolvimento atualmente hegemônico, para a agricultura e o meio rural no Brasil.

Fonte: FBES

Nenhum comentário:

Postar um comentário