quinta-feira, 19 de maio de 2011

América do Sul : II Evento de Software Livre e Economia Social começa sexta-feira (20)

Na próxima sexta-feira (20), será realizado em Buenos Aires, capital da Argentina, o II Evento de Software Livre e Economia Social. Uma iniciativa da Cooperativa de Software Livre (Gcoop), o evento tem o objetivo de fortalecer as experiências entre os softwares livres e a economia social popular. A participação é gratuita e as inscrições podem ser feitas através de: http://www.gcoop.coop/sles-2011#tabset-tab-2.

Durante o encontro, haverá debate e trocas de experiências entre diferentes coletivos da Economia Social que desenvolvam Software Libre visando a construção e o fortalecimento de laços entre as cooperativas do Brasil, Uruguai, Chile e Argentina.

Já foram confirmadas as participações de Cooperativas de softwares livres de países do Mercado Comum do Sul (Mercosul), como as cooperativas Colivre e Solis, do Brasil, a Cooperativa Ileku do Chile e outras da Argentina.

O encontro iniciará com um debate sobre ‘Cooperativismo e Software Libre' e na sequência acontecem as palestras que abordarão as temáticas: ‘Visões da Economia Social e o Cooperativismo: Discussões teóricas e realidades', ‘Cooperativismo de trabalho e autogestão na Argentina: experiências e potencialidades' e ‘Experiências Cooperativas de Software Livre', com a participação de representantes do Brasil e do Chile.

Finalizando os debates, o gcoop fará a ‘Apresentação de gestão Cooperativa, Software para a democracia cooperativa'. Também serão realizadas a oficina de instalação do Software Livre e uma rodada de perguntas com os especialistas.

O que é software livre

Este movimento surgiu na década de 70 como uma resposta ao avanço das privatizações do conhecimento pelo mundo e dos programas de software, em especial. Baseado na ideia de que o conhecimento deve ser compartilhado, o software livre criou ferramentas legais que permitem desenvolver software com base em um modelo de desenvolvimento e uma forma de trabalho totalmente nova e centrada em compartilhar.

Por causa desta filosofia e deste modelo de negócios, há algum tempo o ‘Software Livre' começou a ganhar um lugar entre os projetos da economia social, ao mesmo tempo em que começaram a surgir modelos cooperativos no mundo do Software Livre.

A Cooperativa brasileira de Tecnologias Livres, a Colivre, destaca que este tipo de software oferece liberdade aos usuários permitindo que eles executem, copiem, distribuam, estudem, modifiquem e aperfeiçoem o programa. Os softwares livres são mais baratos, já que não têm custos com licenças de uso.

Para mais informações: http://www.gcoop.coop/

Fonte: Adital

Nenhum comentário:

Postar um comentário