quarta-feira, 8 de junho de 2011

Inaugurado o espaço permanente do Bem da Terra - Comércio justo e Solidário de Piratini

Depois de quatro anos de muita discussão, na manhã do último sábado, dia 04 de junho, às 10h, em Piratini, foi inaugurado o primeiro estabelecimento permanente do coletivo "Bem da Terra - Comércio Justo e Solidário".

O espaço é fruto da integração dos grupos do município a outros empreendimentos da região e vem para dar sustentabilidade a um projeto de empreendimentos que trabalham com a economia solidária e que acreditam nessa outra economia que preserva os valores humanos, respeita a natureza e a solidariedade. O local disponibiliza a população produtos orgânicos, agoecológicos, padaria, artesanato, flores e plantas ornamentais e outros.

A inauguração foi comemorada com música ao vivo acompanhada de uma mística a cargo da Paróquia Nossa Senhora da Conceição.

Além de vários empreendimentos que compõem a Associação Bem da Terra, estiveram presentes autoridades que representam os parceiros do projeto.

Entre eles a prof. ª Maria Clara Salengue, Pró Reitora de Extensão da Universidade Católica de Pelotas, representando o Reitor Alencar Melo Proença. Ela agradeceu o apoio de alunos, técnicos e professores da instituição educacional que demonstraram muita vontade para a consecução do objetivo proposto, em especial ao Núcleo de Economia Solidária e Incubação de Cooperativas - NESIC, que foi um dos incentivadores desse projeto.

Representando o estabelecimento Bem da Terra, Pedro Ardenghi de Campos, saudou a inauguração como um "meio de representar a comercialização de economia solidária em Piratini”. Disse, ainda, que o objetivo é que outros cinco estabelecimentos similares sejam inaugurados em Pelotas, Rio Grande, Santa Vitoria, São Lourenço e Cancuçu tendo como o de Piratini como exemplo. Pedro destacou a organização e articulação dos empreendimentos e da universidade como elemento fundamental para a efetivação do projeto.

O Prefeito de Piratini, Vilso Agnelo da Silva Gomes, salientou a importância do estabelecimento para a cidade e reafirmou o compromisso que tem com o Bem da Terra de Piratini.

Na finalização da solenidade, foi cortada a fita e aberta às portas do Armazém Bem da Terra – Comércio Justo e Solidário. Houve distribuição gratuita de suco natural e de bergamotas. Os visitantes puderam conhecer as dependências do estabelecimento que oferece uma diversidade de produtos.

O Armazém fica no centro de Piratini, Rua Coronel Manoel Pedroso, 99, ao lado do Museu Histórico Farroupilha.

Email: bemdaterrapiratini@gmail.com

Fonte: NESIC

Fotos: Coletivo REDE

Nenhum comentário:

Postar um comentário