quinta-feira, 19 de maio de 2011

Ipea poderá produzir diagnóstico sobre Economia Solidária no Brasil

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) poderá produzir um diagnóstico sobre a Economia Solidária no Brasil. O presidente do órgão, economista Márcio Pochmann, aceitou pedido da Frente Parlamentar Mista em Defesa da Economia Solidária, lançada hoje (18) no auditório Freitas Nobre, na Câmara dos Deputados.

A solicitação foi feita pelo coordenador da Frente, deputado Eudes Xavier (PT-CE), com apoio do deputado Padre Ton (PT-RO), que faz parte do grupo de parlamentares vinculados à Economia Solidária. Pochmann também colocou a instituição á disposição do Fórum Brasileiro de Economia Solidária, FBES. Representantes dos estados estiveram no evento.

Ao falar, o deputado federal Padre Ton disse que a Economia Solidária pode contar com seu mandato, lembrando que infelizmente a Câmara dos Deputados tem representação distante dos anseios populares. “Tem mais de 200 empresários que são deputados”, pontuou.

Para o deputado, a Economia Solidária movimenta de forma significativa economias locais que não desfrutam de grandes empreendimentos para geração de emprego e renda. “Em um país com a dimensão do Brasil, o trabalho feito por milhares de pessoas que se dedicam à Economia Solidária traz fundamental contribuição para se incluir socialmente muita gente que não teria outra oportunidade de viver melhor”.

Os integrantes estaduais do Fórum Brasileiro de Economia Solidária avaliam que avanços foram obtidos nos últimos anos, mas reivindicam políticas públicas para o setor, como a liberação de crédito para alavancar as iniciativas empreendedoras. Na pauta atual de reivindicações está a inclusão, no projeto de lei que cria a Secretaria da Micro Empresa (PL 865/11), da Economia Solidária.

Fonte: FBES


Nenhum comentário:

Postar um comentário