quinta-feira, 19 de maio de 2011

Encontro reúne boas iniciativas de inclusão e integração social

De 17 a 20 de maio, a cidade de Guayaquil, no Equador, recebe as "Jornadas de Participação Cidadã: Promovendo a Coesão Econômica e Social na Integração Regional”. O encontro, organizado pela Comunidade Andina (CAN) e o Governo do Equador, tem como objetivo refletir e debater sobre o desenvolvimento social nos processos de integração andina, sul-americana e latino-americana.

O evento ocorre no marco do Ano Andino da Integração Social, declarado como tal pelo Conselho Andino de Ministros de Relações Exteriores. A ideia é promover a agenda subregional, as políticas sociais dos Países Membros da CAN (Colômbia, Equador, Peru e Bolívia) e as iniciativas cidadãs sobre igualdade, inclusão e integração social.

As diversas atividades que formam parte das Jornadas de Participação Cidadã estão abertas a todo o público. As pessoas e instituições interessadas ainda podem inscrever-se no sítio da Comunidade Andina (comunidandina.org). A Jornada acontece no Centro Cultural Libertador Simón Bolívar.

No primeiro dia (17), o tema central foi economia solidária na integração regional e suas perspectivas. Hoje (18) foi dedicado à questão de gênero, mas também houve um fórum sobre as organizações afrodescendentes e sua participação nos processos de integração.

A jornada, no dia 19, contemplará uma análise da participação dos Povos na integração regional, que contará com a participação do Chanceler da Bolívia, David Choquehuanca, e da Prêmio Nobel da Paz, Rigoberta Menchú. Por fim, no dia 20, a jornada se dedicará à análise dos mecanismos de participação cidadã e políticas sociais na integração regional.

Como parte do programa, também será realizado um Encontro Latino-americano de Mulheres Transformadoras, que contará com a participação de mulheres gestoras de mudanças nos últimos anos. Estarão presentes Rigoberta Menchú, Prêmio Nobel da Paz 1992 (Guatemala); Estela Barnes, presidenta das Avós da Praça de Maio (Argentina); e Adela "Dedé” Mirabal, da Fundação Irmãs Mirabal (República Dominicana).

Para inscrever-se e obter mais informações: http://www.comunidadandina.org

Fonte: Adital

Nenhum comentário:

Postar um comentário