quinta-feira, 5 de maio de 2011

I Festival Carioca de Economia Solidária

Empreendedores individuais e de grupos populares do Rio vão mostrar suas experiências ao público no I Festival Carioca de Economia Solidária nos próximos dias 6 e 7 de maio, véspera do Dia das Mães. O evento mobiliza moradores do Complexo do Alemão, da Cidade de Deus, de Manguinhos e do Santa Marta.

Este outro modelo de desenvolvimento econômico, que se apoia nos princípios do cooperativismo, da autogestão e nos laços de confiança entre grupos produtivos. Ele é adotado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico Solidário da Cidade do Rio de Janeiro, que desde dezembro do ano passado vem trabalhando na formação de empreendedores desses quatro territórios.

Veja o que acontece em cada comunidade

Santa Marta - Em 20 barracas padronizadas, em ferro e lona, produtores individuais e associados estarão expondo e vendendo seus trabalhos. A oferta inclui bijuterias, peças em mosaico, artesanato em PET, bolsas de material reciclado, lingerie customizada, bordados, panos de prato e fogão. Durante todo o dia, o Festival do Santa Marta será embalado por uma animada agenda cultural, que começa logo de manhã, com a empolgação do bloco carnavalesco Spanta Neném, de Botafogo e muito mais. A festa termina às 20h, com o desfile da grife Costurando Ideais. Sábado, 7 de maio, a festa começa às 9h, na Praça Corumbá, na entrada da comunidade, à Rua São Clemente, esquina com a Rua da Matriz, em Botafogo.

Cidade de Deus - Em 50 barracas, artesãos que frequentaram oficinas de formação e comercialização em economia solidária estarão oferecendo ao público seus produtos. Há desde bolsas e blusas de crochê e toalhas e lençóis bordados e pintados, até máscaras decorativas feitas com sementes e velas e sabonetes artesanais produzidos com o óleo de cozinha recolhido nas casas do conjunto habitacional. A feira acontece na sexta-feira, 6 de maio, das 14h às 20h, e no sábado, 7, das 10h às 18h, na Praça Padre Julio Grooten, em frente à UPA e ao CIEP João Batista, na Rua Edgar Werneck. Na programação cultural, o entretenimento está entregue ao talento de grafiteiros, que vão mostrar suas mensagens em compensados recolhidos no lixo, e de grupos de teatro, poesia e dança funk.

Complexo do Alemão - Na vitrine aberta da comunidade, bolsas feitas de papel de revista, bijuterias e adereços em fuxico e sementes, chaveiros de zíper e vassouras de PET, entre outros produtos. Na agenda cultural, apresentação de grupos de dança formados por crianças e jovens da comunidade, shows da banda Projeto Terra Férfil, de música pop, e do grupo Samba de Raiz, ligado à ONG Raízes em Movimento, com repertório variado.O Festival reunirá 50 empreendedores e será realizado nos dias 6 e 7 de maio, das 10h às 18 horas, na Vila Olímpica Complexo do Alemão, na Grota, Estrada do Itararé, 460, Ramos. Nos dois dias de atividades, o público poderá participar de oficinas de grafite e artesanato.

Complexo de Manguinhos - Roupas artesanais para homens e mulheres, sandálias customizadas, bolsas e bijuterias com pedrarias estarão à venda nas 50 barracas do evento e poderão ser apreciadas nos desfiles apoiados no charme e na elegância de top models locais. Ao entardecer, a animação fica a cargo de bandas de pagode, forró e música pop. A barraca Criar Som, além de expor e vender instrumentos musicais feitos a partir de material reciclado - como tambor d’água, tambor de mola, caxixi, xequerê e berimbau, entre outros - vai ensinar como se toca e como se produz os instrumentos expostos. Moda, artesanato, grafite e muita música dão o tom no Festival de Manguinhos, que acontece na sexta, 6 de maio, das 14h às 22h, e no sábado, dia 7, das 11h às 20h, no Parque de Manguinhos, em frente à Biblioteca do Complexo, na Av. Dom Hélder Câmara, 1184.

O projeto Rio Ecosol, realizado em parceria com a Secretaria Nacional de Economia Solidária (SENAES), do Ministério do Trabalho e Emprego, com recursos do Programa Nacional de Segurança Pública e Cidadania (PRONASCI), do Ministério da Justiça, conjuga ações de pesquisa do potencial produtivo dessas comunidades com atividades de formação em gestão de empreendimentos populares e solidários e de organização de feiras de economia solidária. Confira, abaixo, a programação do I Festival Carioca de Economia Solidária.

Fonte: sidneyrezende

Nenhum comentário:

Postar um comentário