quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Seminário levanta debate sobre importância de bancos comunitários na Região Amazônica

O Instituto Capital Social da Amazônia, entidade ligada à Rede Brasileira de Bancos Comunitários e gestora do Projeto de Fomento às Finanças Solidárias com base nos Bancos Comunitários da Região Norte, realizará amanhã (17) e 18 de fevereiro o Seminário Amazônico de Bancos Comunitários.

Com o tema "Bancos Comunitários: instrumentos de desenvolvimento local", o evento é parte das atividades do Projeto de Fomento às Finanças Solidárias e tem por objetivo a integração das práticas de finanças solidárias e micro-finanças na Amazônia, em conjunto com entidades que atuam no campo de bancos comunitários, visando também estabelecer parcerias com o poder público e privado. Além disso, o seminário deverá se constituir num espaço para discutir as tendências, dificuldades e perspectivas dos bancos comunitários no Brasil, enquanto instrumentos que contribuem para o desenvolvimento local, na perspectiva da Economia Solidária.

No decorrer do evento, serão socializadas as experiências de bancos comunitários como o Bem, do Espírito Santo; o Tupinambá, do Pará; e o Quilombola, do Maranhão. Também serão apresentados projetos de Economia Solidária da região conveniados com a Secretaria Nacional de Economia Solidária (Senaes).

A assessora pedagógica do Projeto de Fomento às Finanças Solidárias com base nos Bancos Comunitários da Região Norte, Keila Oliveira, destaca que o objetivo do Projeto é capacitar comunidades para a implantação de mais 15 bancos comunitários ainda este ano - quatro no Acre, um no Amapá, três no Amazonas, seis no Pará, e um em Rondônia. Na região amazônica, há apenas um banco comunitário, o Tupinambá, enquanto há 52 em todo o Brasil.

Keila Oliveira conta que as comunidades estão em processo de captação de capital, estabelecendo parcerias com o estado ou com a iniciativa privada. "No Amazonas, já conseguimos uma parceria com a prefeitura e o estado, pois já existia um banco lá, mas não tinha moeda social, nem sede e não era ligado à Rede Brasileira de Bancos Comunitários. Já nos outros estados, as negociações estão em andamento e pretendemos implantar todos os bancos até junho", declara.

O Seminário Bancos Comunitários da Região Amazônica acontecerá no Auditório do Instituto de Estudos Superiores da Amazônia (Iesam), localizado à Av. Governador José Malcher, 1148, bairro Nazaré, em Belém. A coordenação do evento solicita a confirmação da presença pelo e-mail capital_social@hotmail.com ou pelo fone/fax (91) 3224-2018 ou (91) 8814-1833.

A programação do evento está disponível em http://miud.in/n5p.

Fonte: Adital - Camila Queiroz *

Nenhum comentário:

Postar um comentário